Símbolos chegaram ontem de tarde
Chegaram ontem ao Pico os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que estão a percorrer todas as Dioceses portuguesas no âmbito da preparação da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em agosto do próximo ano, e neste mês de junho visitarão todas as ilhas da diocese de Angra, até ao dia 29, informa uma nota da ouvidoria do Pico.
Esta quarta-feira, durante a tarde, os símbolos estiveram na Escola Cardeal Costa Nunes e pelas 19h00 houve a concentração dos jovens da ilha no largo do Passo, em São Mateus, onde pelas 19h30 se iniciou uma Via Lucis em direcção ao Santuário do Senhor Bom Jesus, a Igreja JMJ da ilha do Pico, que acolheu a primeira Eucaristia com os jovens da ilha.
Já esta quinta-feira, pelas 11h00 realizou-se uma celebração com as crianças da escola básica de São Mateus e a tarde foi dedicada a todos os fiéis com exposição do Santíssimo Sacramento pelas 15h00, recitação do terço pelas 18h30 e Missa solene às 19h00. A noite desta quinta-feira será novamente dedicada aos jovens com uma Vigília de Oração pelas 21h00, seguindo-se os símbolos na manhã de sexta-feira, 10 de junho, por via marítima para a ilha de São Jorge.
Nos dias 11 e 12 estarão na Praia da Vitória e de 12 a 14 em Angra do Heroísmo.
De 15 a 17 de junho, os símbolos estarão em Povoação; nos dias 17 e 18, no Nordeste; a 18 e 19 em Fenais de Vera Cruz; e de 19 a 21 de junho, em Vila Franca do Campo.
Nos últimos dias, de 21 a 28 de junho, os símbolos da JMJ estarão em Lagoa, Ribeira Grande, Capelas e Ponta Delgada. A peregrinação da cruz e do ícone nos Açores conclui-se a 29 de junho.
Os símbolos chegaram ao Pico provenientes da ilha do Faial. (Ver fotos Galeria)
A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora percorrem as dioceses de Portugal até julho de 2023.
A Cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo; em 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do Ícone de Nossa Senhora ‘Maria Salus Populi Romani’.
A cruz de madeira mede 380 cm de altura e pesa 31 kg; os braços medem 175 cm de largura e os painéis em madeira medem 25 cm de largura.
O Ícone de Maria mede 118 cm de altura, tem 79 cm de largura e 5 cm de profundidade, pesando 15 Kg.
(Fotos da Pastoral Juvenil do Faial)