Semana das Vocações de 1 a 8 de maio

Padre Hélder Miranda Alexandre apela à criatividade das paróquias para mobilizar reflexão sobre as vocações consagradas

A Semana das Vocações de 2022 decorre entre os dias 1 e 8 de maio, culminando no IV domingo da Páscoa, em que a Igreja celebra o 59º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

“Em cada ano, constituiu uma oportunidade para o testemunho de pessoas que se deixaram tocar pelo amor de Deus, a oração pelas vocações de especial consagração e a reflexão catequética nas paróquias e nas famílias” afirma uma nota da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, enviada ao Igreja Açores.

“No contexto atual, entre as experiências da pandemia e da guerra, as vocações podem ser contempladas como dons ativos de Deus, que requerem o acolhimento (com)passivo de pessoas que estejam dispostas a deixarem-se transformar pela bondade com que o próprio Deus quer destinar-lhes e, a partir delas, “aspergi-la” por gestos concretos em favor dos que fogem da ansiedade que rouba o sentido de viver e dos anseiam pela paz” refere ainda.

“Nesta hora de tremenda mudança, o verbo da missão ─ envio a ajudar ─ conjuga-se com o verbo da vocação ─ chamar os que ainda não encontraram o seu sentido não em ideias abstratas, mas em ações concretas de bem para a humanidade” refere ainda desafiando os jovens a encontrar nas comunidades cristãs “verdadeiros púlpitos” onde podem escutar a palavra de Deus.

“Vamos ter vigilias de oração, participações na catequese e nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica. O objetivo é que os mais novos despertem para este tema”, refere o responsável pela pastoral vocacional na diocese de Angra, padre Hélder Miranda Alexandre.

“Não estão em causa apenas as vocações sacerdotais, mas todas as vocações e todas as formas de vida consagrada”, esclarece.

Na ilha Terceira haverá um workshop vocacional na Igreja da Santa Luzia, em Angra, com trabalhos  específicos para os mais novos, com a colaboração das congregações religiosas presentes na ilha. À noite, às 21h00, haverá uma vigília de oração pelas vocações.

“Queremos que todos participem e que cada um na sua paróquia possa ser criativo. Uma paróquia que não tem vocações, quaisquer que eles sejam, dificilmente se renovará” acrescenta.

Os seminaristas estarão presentes nas diferentes paróquias da ilha a animar as catequeses e grupos de jovens. Já este fim-de-semana, haverá um retiro com um grupo de jovens.

Em Ponta Delgada, a pastoral juvenil fará uma vigília de oração na Igreja da Covoada, a 6 de maio, pelas 20h30.

Pode descarregar aqui os vários materiais propostos pelo Serviço Diocesano da Pastoral das Vocações e Ministérios e pela Pastoral Juvenil da Ouvidoria de Ponta Delgada

3_Catequese jovens

Vigilia de oração pelas vocações

Mistérios do Rosário

Adoração Eucarística pelas vocações

 

Scroll to Top