Festividades decorrem entre 18 e 22 de julho e associam o profano ao religioso.
As festas em honra de Santa Maria Madalena, na ilha do Pico, inauguram as festividades de verão nas ilhas do grupo central e decorrem entre 18 e 22 de julho, tendo como ponto alto a procissão em honra da padroeira, dia feriado no concelho.
“Maria Madalena – Testemunha da Alegria do Evangelho” foi o tema escolhido para a pregação do novenário e festa, inspirados na recente Exortação Apostólica do Papa Francisco “A Alegria do Evangelho”, sendo o pregador convidado o Pe José Júlio Rocha, professor de Teologia Moral no Seminário Episcopal de Angra.
As festas arrancam já este domingo, dia 13 de julho com a Eucaristia de Abertura do Novenário e ao fim da tarde com o Cortejo de Oferendas e Arrematações. De 14 a 18 de julho, prossegue o novenário que encerra a 21 de julho com uma Eucaristia às 19h30.
A Solenidade de Santa Maria Madalena assinala-se a 22 de julho com um programa vasto ao longo do dia: Eucaristia com Celebração do Sacramento do Batismo, com a Animação Litúrgica assegurada pelo Agrupamento 904 do CNE da Madalena; Bênção de viaturas e saudação à Padroeira; Desfile de filarmónicas e saudação à Padroeira; Solene Concelebração da Eucaristia e Procissão.
As festas, que associam um programa profano aos eventos religiosos, resultam de uma organização conjunta de várias entidades entre as quais a Câmara Municipal da Madalena.
Este ano os constrangimentos financeiros “voltaram a impor alguma contenção”, ainda assim o programa é “adequado” segundo o Presidente da autarquia da Madalena. Além dos espaços lúdicos abertos a interação de todas as idades, haverá concertos com as bandas No Stress e Azeitonas.