Núncio Apostólico preside às celebrações da Semana Santa em Angra

Diplomata da Santa Sé em Portugal estará nos Açores entre 10 e 17 de abril e além de presidir a celebrações religiosas encontra-se com autoridades civis dos Açores

O Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, vai visitar os Açores pela primeira vez e, num ato pouco usual em Portugal, presidirá a todas as celebrações da Semana Santa na Diocese, tendo previstos momentos de oração com religiosos e consagrados bem como encontros com as autoridades civis dos Açores, nomeadamente os três titulares de órgãos de governo próprio da região, isto é, o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores; presidente do Governo regional dos Açores e Representante da república para a Região Autónoma dos Açores.

A primeira celebração a que o diplomata, presente em Portugal desde 2019, presidirá será a Missa de Domingo de Ramos, às 12h00, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, no dia 10. Ainda nesse dia, participará na Via-Sacra jovem no Campo de São Francisco, às 15h00, e  às 18h00 rezará a Oração de Vésperas com os religiosos e consagrados de São Miguel, no Centro Pastoral Pio XII.

No dia 11, D. Ivo Scapolo apresentará cumprimentos ao Presidente do Governo regional dos Açores, no Palácio de Santana e, às 15h00, visitará a Clínica do Bom Jesus, pertencente à Fundação Pia Diocesana do Bom Jesus. Às 17h00 terá um encontro com o clero e às18h30 presidirá à Missa da renovação das promessas sacerdotais na Igreja matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada.

No dia 12, viajará para a Horta onde se encontrará com o Clero e depois, às 12h00, presidirá à Missa de renovação das promessas sacerdotais com os padres das ilhas do Pico, Faial, Flores e Corvo. A celebração será na Matriz da Horta. Às 15h00, será recebido pelo Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia. Às 20h00, o prelado inaugurará a exposição “Custódias do faial” no Museu de Arte Sacra da Horta.

No dia 13, o Núncio irá fixar-se na ilha Terceira, a onde presidirá às principais celebrações do tríduo Pascal na catedral. Começa na quarta-feira com uma reunião com o Colégio de Consultores, no Centro Pastoral Beato João Baptista Machado, cujas instalações benzerá às 17h30, seguindo-se depois uma reunião com o clero da ilha. A Missa Crismal, uma das mais importantes celebrações deste tempo, decorrerá na Sé, às 20h00.

Nesta Missa, que integra o rito da renovação das promessas sacerdotais, e habitualmente acontece na manhã de quinta-feira santa, podendo ser antecipada para uma data mais favorável, benzer-se-ão os santos óleos que depois serão utilizados nos vários sacramentos, ao longo do ano. Esta Missa acontece nas catedrais e é presidida pelo bispo diocesano. Nos Açores devido à dispersão geográfica e à impossibilidade de reunir todo o clero nesta celebração, optou-se por fazer de forma descentralizada a missa onde os sacerdotes renovam as suas promessas e na quarta-feira reunir na Sé apenas os sacerdotes da ilha Terceira. Este ano, devido à sede vacante em que a diocese se encontra, será um bispo de fora a presidir.

No dia 14, quinta-feira santa, a partir das 10h00 o Núncio Apostólico participará na celebração comunitária do sacramento da Reconciliação,  e às 12h00 apresentará cumprimentos ao Representante da república, embaixador Pedro Catarino. Às 15h30 terá um encontro com os provedores das Misericórdias e, duas horas depois, com a equipa formadora do Seminário Episcopal. Às 20h00 presidirá à Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, na Sé, dando assim inicio ás celebrações do tríduo pascal..

No dia 15, às 11h00, participará na Oração de Laudes e às 15 presidirá à celebração da Paixão. Às 20h00 fará a Via-sacra e procissão em redor da catedral.

No sábado santo, visitará de manhã a Cáritas Diocesana; às 16h00 fará uma visita ao Estabelecimento prisional de Angra e às 21h00 presidirá à Vigília Pascal, que será transmitida pela RTP Açores.

No domingo de Páscoa o diplomata presidirá à Missa de Páscoa na Sé.

D. Ivo Scapolo, de 68 anos, é núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) em Portugal, desde agosto de 2019.

O responsável, que desde 2011 era o representante diplomático do Papa no Chile, sucedeu no cargo a D. Rino Passigato, que apresentou a sua renúncia após ter superado o limite de idade estabelecido no Direito Canónico.

D. Ivo Scapolo nasceu em Pádua, a 24 de julho de 1953, e foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1978; entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1984 e exerceu missão nas representações pontifícias de Angola, Portugal, Estados Unidos da América e na secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano.

Como núncio apostólico, representou a Santa Sé na Bolívia (2002-2008), Ruanda (2008-2011) e Chile (2011-2019).

Programa_Nuncio_SemanaSanta_2022

Documentos essenciais para a Semana Santa:

Mensagem de Páscoa do AD

Carta do Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais

Nota Congregação para o Culto Divino e disciplina dos Sacramentos

Nota Conselho Pastoral da CEP

Orientações para o culto e atividades pastorais (CEP)

Rito de renovaçãp das promessas sacerdotais

Scroll to Top