Exéquias fúnebres decorrem esta quinta-feira na sua terra natal, Santo António, ouvidoria de Capelas
Faleceu esta quarta-feira à tarde, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada o padre David Botelho do Couto, com 87 anos.
O corpo estará em câmara-ardente na Igreja paroquial estando previstas três celebrações: esta noite às 22h30 será celebrada uma eucaristia com Vésperas cantadas; amanhã às 8h00 será celebrada uma segunda eucaristia e às 15h30 decorrerá a missa exequial, que será presidida pelo ouvidor, padre Hélio Soares.
Natural de Santo António, ouvidoria de Capelas, concelho de Ponta Delgada, onde nasceu a 3 de março de 1935, o sacerdote foi prefeito de estudos no Seminário de Angra, onde leccionou e pároco em quatro paróquias: Santa Luzia de Angra, na ilha Terceira; Ribeira das tainhas (Vila Franca do Campo); Relva (Ponta Delgada) e Santo António (Capelas). Foi de resto na sua terra natal que se aposentou. Aí cumpriu serviço desde 1979 até 2011, tendo em 1982 acumulado com o então curato de Santa Bárbara elevado a paróquia a 4 de Dezembro de1984, de que foi o primeiro pároco, e a 1 de Abril de 1986 elevado a freguesia.
Em 1975, acumulou a missão de pároco com a do ensino, leccionando Educação Moral na Escola Secundária Antero de Quental, transitando depois para a Escola Preparatória Roberto Ivens e Canto da Maia em Ponta Delgada e finalmente para a Escola Preparatória das Capelas, quando ela abriu, tendo-se aposentado em Outubro de 1994.
Músico distinto frequentou algumas formações em música sacra onde fez amizade com o 39º bispo de Angra, D. João Lavrador
Empenhado na própria formação, frequentou alguns cursos de actualização pastoral e humana no continente e nos Açores.
Tomou parte em peregrinações para Roma, incluindo Lurdes, Assis, Pádua e Terra Santa e Fátima.
Prestou o seu contributo em várias obras católicas, nomeadamente a catequese, tendo deixado um centro catequético em Santo António e a sua preocupação com a catequese foi não só a nível paroquial, mas também de Ouvidoria e ilha.
Acedeu aos convites de paroquianos do Canadá onde esteve presente em romagem de confraternização em 1987 e na América em 2000
Já no final do seu apostolado foi nomeado assistente para a capelania das irmãs clarissas.
Depois de ter vivido da Residência sacerdotal de Betânia em Ponta Delgada, encontrava-se já doente na Clínica do Bom Jesus.
(A fotografia e o texto foi feito com o contributo do atual pároco de Santo António, padre Horácio Dutra)