Dia do Acólito celebrado na paróquia de Santa Bárbara do Faial

Iniciativa juntou 50 acólitos de toda a ilha

No dia 20 de Fevereiro, memória litúrgica de São Francisco e de Santa Jacinta Marto, a Paróquia de Santa Bárbara – Cedros, da Ouvidoria da Horta, acolheu o Dia do Acólito, promovido pela Pastoral dos Acólitos da Ilha do Faial, informa uma nota enviada esta quarta-feira ao Igreja Açores.

Cinquenta acólitos provenientes das paróquias do Faial participaram no passado dia 20, na paróquia de Santa Bárbara, no Encontro do Dia do Acólito da ilha, promovido pela pastoral litúrgica faialense.

O acolhimento feito pelo padre Fábio Carvalho, assistente da Pastoral de Acólitos do Faial, e pela sua equipa. Seguiu-se uma conferência do padre Bruno Rodrigues sobre “A missão do acólito – Servir o Senhor com alegria”. De seguida, houve um lanche partilhado e convívio. O Dia do Acólito terminou com uma concelebração eucarística na qual os jovens foram convidados a servir  ao jeito de São Francisco Marto, o patrono dos acólitos. O desafio foi lançado pelo Diretor Nacional do Serviço de Acólitos que enviou uma mensagem lida no final da Eucaristia. O sacerdote do patriarcado de Lisboa desafiou os jovens a conservar “no coração e nos rostos” a alegria de São Francisco Marto quando fazia companhia a “Jesus escondido”.

Neste dia, ainda houve tempo para na festa litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, organizar uma procissão com a imagem de São Francisco. No próximo ano o Dia do Acólito da ilha do Faial realizar-se-á na paróquia dos Flamengos.

Ainda neste ano pastoral, a Pastoral dos Acólitos do Faial tem agendado para o próximo dia 9 de abril, na Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Praia do Norte, uma formação de acólitos sobre a Semana Santa.

 

Scroll to Top