Festas de Santa Maria Madalena arrancaram domingo

Novenário decorre esta semana.

A abertura da festa de Santa Maria Madalena, padroeira da vila e do concelho da Madalena, na ilha do Pico, realizou-se no domingo, 13 de julho, com o novenário a ter início na missa dominical e a recolha de oferendas.

 

Durante a solene celebração litúrgica, o pároco da Madalena e ouvidor eclesiástico do Pico, Pe. Marco Martinho, apresentou a temática escolhida para orientação da festa da padroeira “Maria Madalena – Testemunha da Alegria do Evangelho”, um tema baseado na recente exortação apostólica do Papa Francisco “A Alegria do Evangelho”.

 

 

O dia grande da festa será, de acordo com o calendário litúrgico, 22 de julho, feriado municipal da Madalena. Até lá continuará a preparação novenária com celebrações diárias pelas 19h30 na igreja Matriz.

 

 

O pregador convidado que orienta a meditação evangélica, na eucaristia do final de tarde, é o Pe. José Júlio Rocha, professor de Teologia Moral no Seminário Episcopal de Angra, que esta segunda feira, na sua primeira pregação, falou de Maria Madalena, testemunha “fiel” da morte e ressurreição de Cristo.

 

 

O sacerdote apresentou Maria Madalena como “exemplo” de fé e de amor em Jesus, mesmo quando outros- discipulos e apóstolos- deixaram de ter esperança depois da morte do Messias.

“Ela permaneceu fiel ao senhor que amou e em que acreditou porque o amor é mais forte que a morte”, frisou o Pe José Júlio Rocha.

 

 

“Nós não podemos ser cristãos por causa de uma igreja; a nossa fé não depende exclusivamente do repeito pelos mandamentos, nem se resume ao cumprimento mais ou menos rigoroso desses mandamentos para que nada falte”, disse o professor de Teologia Moral, sublinhando a importância da fé e do amor em Jesus serem concretizados na vida quotidiana na relação entre as pessoas.

 

 

Além do novenário, a festa de Santa Maria Madalena começou com a  recolha de oferendas na paróquia, no domingo, uma ação que vem sendo continuada anualmente desde há alguns anos com a colaboração de diversos organismos e associações paroquiais que percorrem os vários lugares da freguesia da Madalena recolhendo toda a espécie de donativos entregues pelas famílias cristãs como contributo especial para o sanamento da dívida comunitária contraída com as obras de restauro da igreja na sequência do grande sismo de 1998.

Arrematação das oferendas

A solenidade em honra de Santa Maria Madalena realiza-se no dia 22 de julho, feriado municipal.

Scroll to Top