CNE inicia comemorações dos 90 anos de presença no arquipélago

Iniciativa coincide com a realização do IV Rover Açoriano dirigido a caminheiros, no Faial.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) inicia no próximo sábado as comemorações dos 90 anos de presença nos Açores, que se estendem até 2015, fazendo coincidir a data com a realização do IV Rover açoriano no Faial, apurou o Portal da Diocese esta quarta feira.

 

O IV Rover Açoriano, é uma iniciativa promovida conjuntamente pela Junta Regional e pela Junta de Núcleo do Faial do CNE, destinada a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos, e tem como tema “Altos Voos”, referenciando a Baía da Horta como um ponto importante nas travessias aéreas do Atlântico.

 

Ao longo de quase uma semana 150 escuteiros, entre os caminheiros inscritos e os dirigentes que os acompanham, vão desenvolver várias atividades na ilha do Faial, no campo e na cidade, “com a criatividade e a alegria próprias do movimento”, disse ao Portal da Diocese o Presidente da Junta Regional do CNE, Manuel Pires Luís.

 

“Será um momento lúdico mas também formativo onde procuraremos  concretizar o lema do encontro proposto pelo Núcleo da Horta- Altos Voos- para pensar e refletir sobre a atualidade, os problemas dos jovens e as respostas que nós temos de dar para lhes devolver a esperança perante as adversidades que enfrentam nestes momentos complicados”, sublinhou o responsável.

 

Além do inicio formal das comemorações oficiais dos 90 anos do CNE no arquipélago, e do IV Rover, realiza-se igualmente o Conselho Regional do CNE.

 

Trata-se da reunião anual de dirigentes que define as atividades e as estratégias para os anos futuros. Em 2015 a atividade principal realiza-se em Santa Maria com o acampamento de Alcateias; em 2016 o tema é “O Mar que nos Une” e em 2017 realizar-se-á o XIV Jamboree Açoriano.

 

“Vamos estar muito focados na questão da formação dos responsáveis e dirigentes do CNE para que possam orientar bem estes jovens que fazem o CNE”, acrescentou ainda, Pires Luís.

 

Durante a estada no Faial haverá, ainda, oportunidade para realizar uma reunião de delegados de ilha na área do ambiente e fazer uma avaliação do projeto que o CNE está a desenvolver na área do ambiente – ECOLOCAIS- que visa o desenvolvimento de ações concretas na área do ambiente e da solidariedade ao nível de cada núcleo.

 

O CNE tem representação em todas as nove ilhas dos Açores e conta com  mais de 4000 mil escuteiros.

Scroll to Top