A iniciativa foi da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja
A Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja acaba de realizar no Pico uma ação de “sensibilização e formação” para a defesa do património religioso, junto das comunidades paroquiais da Ouvidoria do Pico.
A iniciativa que já decorreu em São Miguel, na Oividoria de Ponta Delgada e também em São Jorge, visa alertar as comunidades para as questões de conservação e preservação patrimoniais de todo o espólio móvel e imóvel religioso da Região.
Nesta ação em particular, conduzida pelo arquiteto Igor França, foram foram abordadas temáticas como “O Património ao Serviço do Evangelho”; “Boas práticas de intervenção no património construído”; “Antes Prevenir que Remediar: conservação preventiva” e “A importância dos Inventários”.
Esta acção de formação decorreu no Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso e contou com a presença do clero da ilha e dos membros dos Conselhos de Assuntos Económicos das paróquias da ilha.
Esta iniciativa da Comissão Diocesana está a ser levada a cabo em várias ouvidorias e nasce da necessidade de se proceder, também ao inventários dos bens móveis existentes nos espólios das igrejas.