“Paulo VI e Portugal. O Primeiro Pontífice a visitar Fátima” é uma obra que acaba de ser editada, com apresentação de D. José Saraiva Martins, Prefeito Emérito da Congregação Para as Causas dos Santos
Paulo VI e Portugal, o Primeiro Pontífice a visitar Fátima é o título da última obra do professor de história José Carvalho, residente nos Açores, numa edição da Fonte da Palavra, que conta com a apresentação de D. Saraiva Martins, Prefeito Emérito da Congregação para a Causa dos Santos e prefácio de João César das Neves.
O livro com 232 páginas, recheadas de fotografias, muitas inéditas, conta os
pormenores da histórica visita do primeiro Papa a Portugal em 1967, por ocasião do 50º aniversário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, a alegria dos portugueses que receberam o Papa, os entraves colocados pelo governo de Salazar e a especial devoção que o Santo Padre dedicava a Nossa Senhora.
No texto de apresentação da obra, D. José Saraiva Martins destaca o relevo que a obra dá “à entranhada devoção de Paulo VI a Maria Santissima” pondo “em relevo o tradicional amor do povo português a Nossa Senhora, nascido desde os primórdios da nacionalidade, e que, felizmente, perdura até hoje”.
Para o Cónego Rui Osório, esta iniciativa literária de José Carvalho “é de bom gosto e trás, à atualidade, as relações de Portugal com o Papa Paulo VI, nas vésperas da sua beatificação, sublinhando em particular a sua peregrinação a Fátima, no cinquentenário festivo das aparições da Virgem aos pastorinhos, não escondendo as tensões entre o Estado português e a Santa Sé». Aliás são estas tensões , que João César das Neves realça também no prefàcio.
A obra desenvolve temas como O Papa Paulo VI e Portugal (1963-1978); Salazar e Paulo VI e o cardeal Cerejeira como intermediário; o cardeal Cerejeira, Salazar e a visita de Paulo VI à índia; a entrega da rosa de ouro ao santuário de Fátima; Paulo VI e a Virgem de Fátima e Paulo VI, o papa peregrino, a caminho de Fátima.