Pastoral da Juventude desafia jovens para “Conversas caFÉ”

As conversas em ambiente de café sobre a exortação apostólica do Papa Francisco constituem a grande novidade do ano pastoral que começa este domingo

O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil vai promover, já a partir do dia 21 de novembro, as “Conversas café” apurou o Sítio Igreja Açores junto do responsável, Pe Norberto Brum, este sábado, véspera do inicio do novo ano pastoral.

“O nosso objetivo é sentar os jovens à mesa do café, num ambiente distendido e informal e possamos discutir temas relacionados com a fé e com a igreja tendo sempre presente, como documento orientador, a exortação apostólica do Papa Francisco, A Alegria do Evangelho”, frisa o sacerdote.

As “Conversas caFÉ” serão um misto de “reflexão, música e meditação”, com dois convidados, entre sacerdotes, leigos, consagrados, “pessoas que possam e saibam abordar estes temas de uma forma apelativa para os mais jovens que estão convocados de uma maneira aberta”, sublinha o Pe Norberto Brum.

A primeira conversa terá lugar o dia 21 de novembro, na Taberna Açores, na Rua dos Mercadores, em Ponta Delgada, repetindo-se “depois mensalmente aqui ou noutro lugar pois o importante é aproveitar o ambiente de café para promover debates sobre a fé”.

Esta é a grande aposta do Serviço Diocesano da Pastoral da Juventude que arranca este domingo com as atividades para o novo ano pastoral, com uma eucaristia, às 20h00, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada, onde toda a equipa diocesana renovará o seu compromisso com a comunidade.

O Serviço está organizado em quatro departamentos: formação (joão Paulo Medeiros), animação da fé (Cesário e Sónia Miranda), ouvidorias (Maria Anjo) e solidariedade (Lúcia Pontes e Rui Arruda).

“Vamos manter a dinâmica do ano passado, sobretudo ao nível da formação com encontros quinzenais para os agentes da pastoral juvenil (que arrancam já a 29 de outubro) e continuamos a fazer o levantamento de todos os grupos de jovens e movimentos organizados, ao nível das paróquias de toda a ilha de São Miguel, para sabermos quem são e o que precisam e irmos ao encontro deles”, refere o responsável diocesano pela juventude.

Este ano, o Serviço da Pastoral Juvenil vai também, “trabalhar mais de perto com o CNE” promovendo “formação e um retiro para jovens dirigentes dos escuteiros”, acrescentou, ainda o Pe Norberto Brum.

O Serviço prosseguirá também com as vigílias mensais bem como a Eucaristia no Colégio de São Francisco Xavier, em Ponta Delgada, no terceiro domingo de cada mês.

Scroll to Top