Eucaristia e jantar assinalam Efeméride.
Ocorre hoje 4 de Março o 60º aniversário da Ordenação Sacerdotal de Mons. Cón Dr. Francisco Caetano Tomás, professor jubilado do Seminário Episcopal de Angra.
Mons. Caetano Tomás é natural do Lajedo, da Ilha Das Flores, onde nasceu em Setembro de 1924. Com um percurso académico digno de registo, estudou no Seminário de Angra até 1948, licenciou-se em Teologia e Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, frequentou a Universidade Civil de Roma durante um ano em Métodos Quantitativos e Matemáticas Aplicadas. Na cidade eterna foi ordenado de Presbítero a 4 de Março na Basílica de S. João de Latrão. Leccionou cadeiras da área da Filosofia e Teologia e Psicologia durante 46 anos no Seminário de Angra, foi professor de Psicologia na Escola do Magistério Primário e na Escola de Enfermagem durante largos anos. Além de assistir movimentos eclesiais, dedicou-se ao estudo da Psicologia e ao atendimento pessoal de milhares de pessoa oa longo dos anos, abrindo caminho, descortinando horizontes no processo do autoconhecimento e das relações humanas, especialmente ao nível da relação no casal. Publicou várias obras sobre o Cristianismo e também sobre a Psicologia comportamental.
Uma celebração Ecarística às 18H15 no Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Angra e um jantar pelas 20h00 no Club Musical Angrense assinalam a efeméride, por iniciativa de um grupo de leigos, à qual se unem sacerdotes e fiéis e o Seminário Episcopal de Angra. Recorde-se que será a 11 de Junho, no encerramento do Ano Sacerdotal, que a Diocese de Angra homenagiará todos os que fazem 25, 50 e 60 anos de Sacerdócio.