Iniciativa abrange já 50 pais
A Ouvidoria da Lagoa, na ilha de São Miguel, vai alargar este ano a catequese familiar à paróquia do livramento, disse esta quinta feira ao Sítio Igreja Açores o ouvidor, Pe Pedro Coutinho.
Depois das paróquias de Santa Cruz e Cabouco “estarem a correr bem entendemos dar mais um passo e iniciar também a catequese familiar no Livramento”.
Ao todo já estão envolvidos 50 pais, o que “corresponde a um bom começo que precisa de ser trabalhado e aprofundado”, diz o responsável.
“Reabrir o processo de iniciação à fé nas famílias é um desafio que temos de tomar muito a sério se quisermos voltar a ligar os interruptores da fé e fazer da família igreja doméstica”, sublinha o Pe Pedro Coutinho.
Segundo o sacerdote, esta catequese não tem as formalidades de uma aula de catequese normal, “queremos apenas despertar de novo a alegria de Jesus e reacender essa chama que por qualquer razão ficou apagada”, refere lembrando que “um dos momentos apropriados é quando os pais regressam à igreja por causa dos filhos, “temos de ser capazes de aproveitar essa oportunidade”.
“A nova evangelização, afinal de contas é isto: fazer redescobrir o significado da palavra”, diz.
“A reaprendizagem de pequenos gestos como ter um pequeno oratório em casa, acender uma vela ao pé da Biblia, rezar uma oração familiar à noite com as crianças, podem ser o recomeço de uma fé mais esclarecida e vivida”, realça o sacerdote.
Este projeto da catequese familiar já leva dois anos na ouvidoria da Lagoa, que é pioneira numa iniciativa “mais consolidada” em termos diocesanos, embora na ilha terceira já “se tenham desenvolvido algumas tentativas”.
Há duas semanas, aquando da realização das Jornadas Nacionais de Catequese, numa entrevista ao Sítio Igreja Açores, o responsável pelo Serviço Diocesano de Evangelização e Catequese, Pe António Henrique Pereira, reconhecia a necessidade de se apostar nesta forma de “sensibilizar para a fé”, lembrando que este ano pastoral está prevista uma ação de sensibilização para a implementação da Catequese Familiar, com a vinda de Cristina Sá Carvalho do Secretariado Nacional de Evangelização e Catequese, que será feita em S. Miguel, Terceira e Faial.