A entrada em funcionamento do Sítio Informativo Igreja Açores no início deste ano pastoral de 2014 /2015 é uma nova janela da Igreja Católica nos Açores que se abre à sociedade
Ninguém poderá fazer a história dos Açores sem a presença, a ação e os valores que a Igreja Católica consolidou ao longo dos quase 500 anos de existência nestas ilhas. Muitos hoje reconhecem apenas a custo, por razões ideológicas, que a identidade dos Açores tem a marca da Igreja Católica, e gostariam até que não se falasse tanto da Vida da Igreja no presente. Temos pena mas não vai ser assim! Pois este Sítio vai mostrar, o melhor que puder e souber, a realidade da vida da Igreja que está nos Açores!
A vida interna da Igreja está muito para além daquilo que dela se diz nos OCS e a sua riqueza na alma de cada pessoa está fora do âmbito de qualquer avaliação porque em cada consciência na relação com Deus forja-se uma intimidade, como um sacrário, que apenas cada um pode fechar e abrir. Este facto não invalida, porém, a valorização da informação e da comunicação na diocese que acontece em duas direcções: uma para dentro e outra para fora da Igreja.
A primeira direção da opção estratégica da Diocese de Angra tem resultados que não podemos nem devemos esconder: sabe-se muito mais o que passa na Igreja Católica que está nas diferentes Ouvidorias/Ilhas, – muito mais haverá a partilhar ainda – e o dinamismo eclesial não está reduzido ao bafio das sacristias, porque a pastoral vai muito além da organização das paróquias, alargando-se aos serviços diocesanos como é o caso deste Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral das Comunicações Sociais que desde há um ano apostou claramente no profissionalismo, e nas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias. Os resultados desta opção de comunicação da Igreja ad extra – e temos aqui a segunda direcção – não podem ser avaliados em profundidade apenas a olho nu, mas o facto deste Sítio ter aumentado exponencialmente as visitas e procuras, sendo uma fonte de informação para os OCS generalistas do Açores e não só e, e entre estes, os jornais que ainda sobrevivem em formato de papel, levam-nos a crer que a vida da Igreja está a ser mais conhecida, e de modo geral a comunicação Social nos Açores tem valorizado o «produto eclesial», sinal claro de que ele interessa aos seus leitores, o que nos apraz registar dentro desta lógica de circulação e fornecimento de informação que este Sítio pretende ser.
Num tempo em que estar em rede (facebook etc) não significa estar em comunhão, este Sítio será um contributo para um melhor conhecimento da realidade eclesial nos Açores, numa estratégia de proximidade que une ilhas separadas pelo mar, e cremos com toda a convicção no melhoramento na qualidade da vida da Igreja. Ao contrário da estratégia estritamente local de muitos OCS, para este Sítio não há ilhas mais importantes do que outras, mas o Igreja que vai acontecendo em cada uma delas será um enriquecimento para as outras!
Ricardo Henriques
Diretor do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral das Comunicações Sociais