Nova equipa de sacerdotes in solidum em duas paróquias do centro de Ponta Delgada apresentou-se este domingo, dia de abertura do ano pastoral na diocese de Angra
A nova equipa da padres que gerirá duas das cinco paróquias do coração da cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, in solidum, apresentou-se hoje ás duas comunidades de Santa Clara e Nossa Senhora de Fátima, como “pastores, cristãos e missionários”.
“Fomos nomeados em conjunto (in solium) para estas duas comunidades e queremos estar aqui como Jesus esteve na quinta -feira santa: de toalha ao ombro para lavar os pés aos nossos irmãos”, disse o Pe Norberto Brum, que a partir deste novo ano pastoral e durante os próximos anos, assumirá o papel de moderador da equipa integrada, ainda, pelos padres João Luciano Rodrigues e Fernando Teixeira. Além das paróquias assumirão as capelanias da Casa de Saúde do Bom Jesus e Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição, ambas situadas nestas duas comunidades.
A apresentação da nova equipa sacerdotal fez-se em dois momentos e em conjunto: primeiro em Santa Calara e depois na igreja de Nossa Senhora de Fátima, a igreja mais recente dos Açores, construída há 4 anos.
Dos três sacerdotes dois deles- Padres Norberto Brum e João Luciano Rodrigues- já eram párocos destas duas paroquias, respetivamente, mas agora prometem caminhar juntos “porque é da união, da partilha e da comunhão que resulta a nossa força”, sublinhou o mais jovem sacerdote, Pe Norberto Brum.
“Temos de aplicar a palavra do Senhor no nosso tempo e corrermos o risco de tudo fazermos para sermos felizes” destacou o sacerdote a partir da liturgia, lembrando que o “grande desafio da igreja é ser capaz de transformar as comunidades religiosas em comunidades cristãs”.
O sacerdote sublinha o facto da fé “ainda ser muito ritual” e da necessidade “de conversão dos fieis, a começar pelos próprios padres”, aliás, na linha daquelas que são as orientações pastorais quer do Bispo de Angra para o novo ano pastoral, que se inicia este domingo na diocese, quer na linha do que defendeu o Papa Francisco na exortação apostólica A Alegria do Evangelho.
“O povo cristão dá testemunho, sai em missão, anunciando a alegria e a boa nova do evangelho. É isso que nos é pedido em todos os momentos e tarefas da nossa vida”, lembrou ainda o novo moderador destas duas comunidades do coração da cidade de Ponta Delgada, que pela primeira vez são geridas em conjunto.
Novamente, invocando a parábola deste domingo do tempo comum, o Pe Norberto Brum lembrou que “nenhum de nós é dono da vinha, somos meros trabalhadores ao serviço e por isso caminhamos como irmãos” e “temos de ser capazes de trilhar este caminho da melhor maneira possível e com o máximo de compromisso”.
“Aceitamos esta missão para sermos felizes e isso passa por servir a comunidade, nem à frente nem atrás, mas no meio do povo, do rebanho para sentirmos o seu cheiro como recomenda o Papa Francisco”, concluiu o sacerdote que pediu a ajuda de todos: “contamos convosco”.
No final da missa e, depois da leitura de um compromisso entre equipa sacerdotal e comunidade, foram também apresentados os responsáveis pelos movimentos das paróquias e catequistas a quem foi confiada “uma missão, com a bênção do Espirito Santo”.