Responsáveis elogiam solidariedade e resposta pronta dos açorianos
Os projectos Porta da Misericórdia e Porta de Assis, das paróquias da Sé, em Angra e da Igreja Matriz da Horta, no Faial, vão reforçar a ajuda às famílias carenciadas, que já apoiam mensalmente, neste Natal.
“A solidariedade das pessoas tem sido enorme e, desde transferências bancárias e entregas na Sé, tem sido uma resposta muito solidária” refere ao Igreja Açores o padre Duarte Gonçalves Rosa, responsável pelo projecto Porta da Misericórdia, desenvolvido pela paróquia da Sé, na ilha Terceira.
Este Natal serão distribuídos 60 cabazes, “mas serão mais recheados”, refere o sacerdote em entrevista ao programa de rádio Igreja Açores. Os cabazes, que habitualmente já são distribuídos, estão feitos a pensar na ceia de Natal, adianta ainda o sacerdote.
Também na Horta, na Matriz da Horta a árvore solidária colocada à entrada da Igreja “tem dado frutos” refere ao Igreja Açores o responsável padre Marco Luciano Carvalho.
“A árvore tem um depósito onde as pessoas podem deixar donativos, bens alimentares que depois são distribuídos pelos mais carenciados” refere o sacerdote lembrando que esta árvore solidária devolve, a quem dá, uma “estrela sorridente que pode levar para casa”.
Este depósito, que recebe bens alimentares, vai manter-se todo o ano para que a paróquia possa ajudar as famílias mais carenciadas. Mas, neste âmbito pastoral há um desafio deixado pelo padre Marco Luciano Carvalho e que se prende com os reclusos.
“Precisamos de dar mais atenção a quem está privado de liberdade” diz o sacerdote.
“É preciso que os reclusos tenham mais acompanhamento da nossa parte e de todas as entidades de forma a que quando lhes for restituída a liberdade tenham condições para prosseguir a sua vida”.