“Todos aqueles que se quiserem juntar à Cáritas e contribuírem para combater a pobreza mais agressiva em Portugal, poderão fazê-lo de forma simbólica através da aquisição de uma “estrela”, nas Cáritas diocesanas, paróquias aderentes, nas lojas Pingo Doce em todo o país, ou adquirindo online através do site Compra Solidária – comprasolidaria.pt, refere uma comunicado da organização.
Por cada “estrela vela” solicita-se um donativo mínimo de 2 euros e as verbas angariadas vão ajudar “a materializar as ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas, que são um contributo coletivo para um mundo melhor”, lê-se.
Este ano, foi decisão da Cáritas Portuguesa, perante a emergência que o país enfrenta, “canalizar a totalidade das verbas angariadas para apoiar as famílias que, em Portugal, vivem situações de fragilidade”, anuncia a nota.
“No dia 15 de novembro é o dia em que se celebra o Dia Mundial dos Pobres e é também o dia em que lançamos a nossa campanha anual do advento – 10 Milhões de Estrelas, um Gesto pela Paz”, acrescenta a organização católica.
Os portugueses ao adquirirem uma “estrela vela”, com o valor simbólico de 2€, estão a ajudar e “a construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa”, afirma Eugénio Fonseca, presidente em exercício da Cáritas Portuguesa.