Responsável diocesano da catequese exorta açorianos a abandonarem o cristinaismo de part time

Pe António Henrique Pereira, da Diocese de Angra, é o pregador convidado das Festas do Senhor Bom Jesus do Pico que se realizam até dia 7 de agosto, na ilha montanha

O grande desafio que a igreja enfrenta hoje é que os cristãos sejam testemunhas “vivas” do evangelho e abandonem “o cristianismo de part time” disse este sábado o pregador convidado para as Festas do Senhor Bom Jesus do Pico, que decorrem em São Mateu, na ilha do Pico, até ao próximo dia 7 de agosto.

“Ser  cristão não é um hobby, nem um passatempo. É facil ser-se cristão uma hora por semana, sobretudo dentro das quatro paredes de uma igreja, mas não é para isso que somos convocados por Jesus”, disse o Pe António Henrique Pereira, durante a pregação do 6 dia do novenário que antecede as solenidades da festa do Senhor Bom Jesus do Pico que este ano serão presididas pelo Bispo nomeado de Aveiro, D. António Monteiro Ramos.

Centrado no tema da festa – “O Bom Jesus é o centro da Alegria do Evangelho”- o Pe António Henrique Pereira convidou os açorianos a serem discípulos missionários através do seu estilo de vida, cada vez mais “comprometido” e “fiel” ao Evangelho.

“Mais do que palavras bonitas é preciso testemunharmos porque é o testemunho que mobiliza. Se  dissermos coisas muito interessantes e depois a nossa vida fora ao contrário, ninguém acreditará em nós”, sublinhou o sacerdote que é o responsável pela paróquia da Ribeirinha, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Para isso, refere o Pe António Henrique Pereira, “é preciso que deixemos de pregar aos outros e façamos uma revisão de vida, olhando para nós próprios”.

Recordando as palavras do Papa Francisco, o sacerdote destacou a importância da missão evangelizadora da igreja, que “deve promover o encontro com o outro, abrindo-se ao diálogo e, sobretudo sabendo ouvir o outro, com paciência”.

O sacerdote que vai pregar nestas festas até ao final do novenário, lembrou ainda a necessidade de “recolocar” Deus no centro da vida.

“Nós falamos de economia, de política, de desporto mas não falamos de Deus. É tempo de comerçarmos a fazê-lo”.

As Festas do Senhor Bom Jesus do Pico, as segundas maiores festas religiosas dos Açores, são presididas este ano pelo Bispo nomeado de Aveiro, D. António Monteiro Ramos.

O novenário prossegue até terça feira. Quarta feira, dia 6 de agosto, é o dia de todas as solenidades em honra do Senhor Bom Jesus, no Santuário, com a celebração da Missa solene, seguida da procissão.

Scroll to Top