Padres Jacob Vasconcelos e Nelson Pereira estão no Colégio português e frequentarão as universidades Lateranense e Gregoriana
Universalidade e saudade são as duas palavras que os jovens sacerdotes padre Jacob Vasconcelos e Nelson Pereira, das ilhas das Flores e de Terceira, apresentam como resumo da estada em Roma, quase um mês depois de terem deixado o arquipélago rumo à cidade eterna.
Ordenados em 2017, os sacerdotes vão estudar Pastoral e Filosofia: o padre Jacob Vasconcelos, que era secretário particular do Bispo de Angra estudará pastoral na Pontificia Universidade Lateranense e Nelson Pereira Filosofia na Universidade Gregoriana.
“É uma oportunidade de crescer na fé, no discípulado e no conhecimento para ajudar os outros”, refere o Padre Nelson Pereira.
“Trata-se de uma experiência de universalidade” refere o sacerdote.
“Será muito enriquecedor” diz, ainda, lembrando que a permanência em Roma “será uma experiência da qual tiramos sempre alguma coisa”.
Já para o padre Jacob Vasconcelos, a saudade “aperta” mas a experiência de universalidade é “única”.
“Aqui experimentamos a universalidade com universos culturais diferentes; une-nos a fé , a diversidade” refere ainda o sacerdote que adiantou ao Igreja Açores que este primeiro mês de habituação será para aprender a língua italiana.
“Precisamos saber mais para servir melhor.” adianta ainda.
Pelo menos durante dois anos, os sacerdotes vão voltar a partilhar a vida, depois de terem frequentado no Seminário a mesma turma.