50 doentes açorianos a caminho de Fátima

Peregrinos acompanham retiro do Movimento da Mensagem de Fátima nas celebrações dos 97 anos das aparições de Nossa Senhora.

O Movimento da Mensagem de Fátima, nos Açores vai levar 50 doenaçorianos, maioritariamente de São Miguel e da Terceira, a Fátima para o retiro anual que este ano coincide com as celebrações dos 97 anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, apurou o Portal da Diocese junto dos organizadores.

 

Os 50 doentes partem de São Miguel e da Terceira no dia 9 de maio e o retiro terá a duração de três dias (de 10 a 13 de maio) permitindo a estes peregrinos assistir às principais manifestações religiosas no santuário.

 

“Vai ser um momento de grande espiritualidade na vida destas pessoas” sublinha o Pe João Furtado um dos principais dinamizadores do Movimento no arquipélago pois “vão poder experimentar em Fátima aquilo que foi o apelo de Nossa Senhora aos Pastorinhos e à humanidade que é a necessidade da oração, da penitência e do encontro com Deus”.

 

Algumas das pessoas vão pela primeira vez, mas todas elas tiveram uma preparação mínima nomeadamente ao nível da espiritualidade e da interioridade que uma viagem desta natureza pode trazer.

 

“A atualidade da mensagem de Fátima é enorme tal como é a atualidade do Evangelho”, lembra João Furtado “mesmo que pareça um ritual repetido todos os anos há sempre um mistério novo para descobrir”.

 

Por isso, garante o sacerdote, “cada celebração é única e estes doentes , mesmo os que já lá estiveram, vão sentir isso”, até porque as pessoas “estão mais abertas à espiritualidade”; lembra o sacerdote.

 

“A crise que vivemos é um mal em si própria mas pode ser um momento importante para uma conversão. Embora não se consiga explicar o evangelho a quem tem a barriga vazia, a verdade é que estamos perante uma oportunidade”, conclui João Furtado que acompanhará os doentes a Fátima.

 

“Hoje muita gente procura uma luz para os seus problemas e Deus pode ser essa luz”, remata o pároco de Água de Pau.

Scroll to Top