Frei Renato da Cruz é natural da Vila Nova, na ouvidoria da Praia da Vitória
Frei Renato da Cruz irá receber a ordenação diaconal no próximo dia 1 de dezembro, na Sé Catedral de Angra do Heroísmo, numa celebração presidida por D. João Lavrador.
O carmelita descalço que professou solenemente no passado dia 14 de dezembro, no Convento Stella Maris , no Porto, é natural da Vila Nova, na Ilha Terceira, onde nasceu a 3 de maio de 1992.
O seu percurso vocacional está intimamente ligado à sua família e à comunidade paroquial do Divino Espírito Santo, “no seio das quais foi acolhendo e reconhecendo a vocação à vida religiosa e sacerdotal, refere uma nota enviada ao Igreja Açores. “Foram particularmente importantes a proximidade com o seu pároco e os movimentos juvenis” no crescimento da vocação esclarece ainda a nota.
Após um processo de acompanhamento e discernimento vocacional, foi recebido a 15 de outubro de 2010, no Postulantado da Ordem dos Carmelitas Descalços, na comunidade formativa do Porto, enquanto iniciava os estudos teológicos no Centro Regional do Porto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Recebeu o hábito carmelita, iniciando o noviciado, a 2 de setembro de 2012 e no dia 31 de agosto do ano seguinte fez a sua Profissão Temporal no Convento do Menino Jesus de Praga, em Avessadas, juntamente com Frei. Carlos Vieira, que agora vai ser ordenado sacerdote na Sé do Porto, no próximo dia 8 de dezembro.
Entre setembro de 2013 e outubro de 2016, continuou o seu percurso formativo nas comunidades formativas de Salamanca e Madrid (Espanha), prosseguindo os estudos académicos na Universidad Pontificia de Salamanca e na Universidad Pontificia de Comillas-Madrid. A partir de 2016, integrou as comunidades carmelitas de Fátima e do Porto, concluindo o seu período de formação inicial com a Profissão Solene. Atualmente, faz parte da comunidade de Fátima, na Domus Carmeli.
O frei Renato recebe a ordenação diaconal tendo em vista a ordenação presbiteral, a acontecer em tempo oportuno.
“Damos graças a Deus pelo testemunho de doação e entrega que estes dois jovens carmelitas descalços fazem das suas vidas pela graça destes ministérios”, refere a nota que sublinha o percurso conjunto que fizeram o religioso que vai receber a cruz diaconal , em Angra e o colega diácono que irá ser ordenado presbítero no Porto.
O Frei Carlos Vieira, natural de Rosém, Marco de Canaveses, nascido a 4 de julho de 1988, professou solenemente na Ordem dos Carmelitas Descalços, no Convento do Carmo, em Aveiro, no dia 7 de julho de 2018 e foi ordenado Diácono no dia 8 de julho do mesmo ano, na Sé Catedral de Aveiro pelo bispo D. António Moiteiro.
Este carmelita descalço iniciou o seu Postulantado nesta Ordem de Maria a 25 de julho de 2010, começou o Noviciado, com a tomada de hábito, no Santuário do Menino Jesus de Praga, em Avessadas, a 2 de setembro de 2012 e fez a sua Profissão Temporal a 31 de agosto de 2013.
Fez o seu Curso de Teologia nas Faculdades de Teologia da Universidade Católica, no Porto (setembro de 2010 a Junho de 2012), da Universidade Pontifícia de Salamanca (setembro de 2013 a junho de 2015), e por fim na Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid (setembro de 2015 a maio de 2017).
Atualmente faz parte da comunidade de frades carmelitas de Avessadas, Marco de Canaveses.