Este novo lugar de culto na zona de veraneio da Piedade foi uma iniciativa da Associação dos Amigos da Engrade
A Ermida São João Paulo II, no lugar da Engrade, freguesia da Piedade, na ilha do Pico, acaba de ser inaugurada e benzida, numa cerimónia que se realizou este domingo, informa uma nota da Ouvidoria a que o Portal da Diocese teve acesso esta segunda feira.
Esta ermida, construida de raiz, é pertença da Associação dos Amigos da Engrade, que edificou este templo, autorizado pela Diocese de Angra, com apoio de particulares, do Governo Regional, da Camara das Lajes do Pico e da Junta de Freguesia da Piedade.
A celebração de Benção, incluida na celebração da Eucaristia foi presidida pelo Ouvidor Eclesiástico do Pico, Pe. Marco Martinho e concelebrada pelo Pároco da Piedade, Pe. Paulo Baptista e ainda pelo Pe. João Neves, das Lajes.
A ideia de construir uma Ermida neste local de veraneio da Ponta da Ilha do Pico, vem desde o século XIX, embora só em 2012 tenha chegado a sua concretização, depois do terreno ter sido doado por um particular em 2011.
A Ermida além de uma imagem de São João Paulo II tem imagens de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Rita de Cácia, Nossa Senhora de Fátima e diversas alfaias e utensílios próprios ao culto católico, oferecidos por particulares.
Depois da bênção e, em nome da direção da Associação dos Amigos da Engrade, Rui Pedro Ávila agradeceu todos os apoios concedidos quer por entidades públicas quer por particulares, enquadrando historicamente o processo de construção deste novo templo.
A Ermida de São João Paulo II, no lugar da Engrade, passa a ser a segunda ermida com esta invocação, juntamente com a Capela da Praça de Touros de Angra do Heroísmo.