Diocese de Angra estará presente neste encontro, como vem sendo hábito
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar vai dinamizar a sua jornada nacional, no dia 28 de setembro, propondo o tema ‘discernir o acompanhamento dos casais novos’, no Centro Paulo VI, em Fátima.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o departamento informada que o encontro tem como objetivo “sensibilizar para a importância, a necessidade e a urgência” do acompanhamento dos casais jovens a partir da “criação de estruturas paroquiais e outras” sustentadas por casais de vida cristã com “capacidade para acolher, acompanhar e inserir” na vida da Igreja.
Segundo o Departamento Nacional da Pastoral Familiar, este acompanhamento realiza-se em “linha com as preocupações” do Papa Francisco e da Conferência Episcopal Portuguesa e a jornada aborda o capítulo VI da Exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’, publicada depois do Sínodo dos Bispos dedicado ao tema da família.
O programa ‘Discernir o acompanhamento dos casais novos’ conta, por exemplo, com a conferência ‘Acompanhamento dos primeiros anos de vida matrimonial’, pelo padre Miguel Almeida, da Companhia de Jesus (Jesuítas), e ‘experiências de acompanhamento de casais jovens’ que finaliza com o testemunho de um casal jovem que beneficiou desse serviço.
A organização destaca também a intervenção ‘a arte de ajudar os casais jovens: acolher – motivar – envolver”, pelo padre e psicólogo João de Deus Costa Jorge, a partir de três momentos que os casais jovens procuram a Igreja: Pelo matrimónio, para pedir o batismo para o filhos e para a primeira comunhão.
A jornada que começa com o acolhimento às 09h30 vai terminar com a síntese pastoral, envio e encerramento por D. Armando Domingues, bispo auxiliar do Porto e vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família.
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar informa que as inscrições para o encontro devem ser efetuadas nos secretariados diocesanos deste serviço até dia 15 de setembro.
(Com Ecclesia)