Instituição assinalou esta segunda feira a sua padroeira com uma eucaristia de ação de graças e um jantar onde distinguiu cinco funcionários e as três melhores alunas
A Irmandade de Nossa Senhora do Livramento, que acolhe 63 crianças e adolescentes em Angra do Heroísmo, celebra este ano 161 anos de existência e, esta segunda feira, assinalou o dia da sua padroeira com uma eucaristia de ação de graças na igreja de São Bento.
“É uma forma de agradecermos a generosidade com que temos sido acolhidos para desenvolvermos este trabalho de apoio a crianças e jovens adolescentes com problemas graves e variados, que encontram na nossa instituição o apoio necessário”, disse ao Portal da Diocese o presidente da direção da Irmandade de Nossa Senhora do Livramento, João Avelar.
Além das 63 crianças institucionalizadas, repartidas por oito casas organizadas em função do género, da natureza dos problemas e das idades, a instituição possui um colégio frequentado por 80 crianças.
“Temos uma dimensão muito considerável mas felizmente a nossa situação é estável quer ao nível financeiro, graças à generosidade da população em geral e dos poderes públicos em particular, quer do ponto de vista de funcionamento, pois o nosso corpo técnico é muito competente”, sublinhou o dirigente.
A instituição possui 114 funcionários que mais do que “colaboradores, muitos deles assumem o papel de pais, mães e confidentes” destas crianças que “têm neles a principal referência familiar”.
Além da Eucaristia de ação de graças, presidida pelo Pe Jaime Silveira, na Igreja de São Bento, a instituição organizou um jantar em que homenageou cinco funcionários com 25 anos de casa e três alunas pelo seu desempenho e sucesso escolar.
“Este é o nosso principal objetivo: melhorar o sucesso escolar, dando as ferramentas para que estas crianças possam ter um futuro melhor. Conseguimos recuperar os níveis de sucesso dos nossos utentes e hoje orgulhamo-nos de ter entre os melhores alunos da cidade de angra três utentes da instituição”, concluiu João Avelar.