O Vaticano desafiou as católicas a participarem na iniciativa ‘Tempo da Criação’, um mês de oração e ação ecuménica em defesa do ambiente que decorre anualmente de 1 de setembro a 4 de outubro.
O convite é divulgado hoje pelo portal ‘Vatican News’, no quarto aniversário da publicação da encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco, dedicada à ecologia integral.
“A iniciativa ecuménica global é uma ótima oportunidade para proteger a nossa casa comum, ser seus guardiães e desenvolver os seus dons”, assinala uma mensagem do Dicastério para a promoção do Desenvolvimento Humano Integral.
A Santa Sé une-se assim ao Movimento Católico Mundial pelo Clima e á Rede Eclesial Pan-Amazónica, região que este ano vai estar no centro de uma assembleia especial do Sínodo dos Bispos, convocada pelo papa Francisco.
‘Tempo da Criação’ é uma iniciativa ecuménica com a participação das Igrejas Católica e Ortodoxa, da Comunhão Anglicana, a Federação Luterana Mundial, o Conselho Mundial das Igrejas e a Aliança Evangélica Mundial; em 2019, o tema escolhido é ‘A rede da vida’.
“À medida que a crise ambiental se aprofunda, nós cristão somos chamados a dar testemunho de nossa fé, tomando medidas ousadas para preservar a dádiva que partilhamos”, assinala a missiva conjunta que apresenta o movimento.
(Com Ecclesia)