Bispo de Angra pede aos cristãos que em vez de vizinhos sejam irmãos

Prelado diocesano preside às solenidades em honra do Senhor Bom Jesus da Pedra, em Vila Franca do Campo

Mais do que na profissão do credo “o verdadeiro” cristão “revela-se” no amor ao próximo, disse este domingo, o Bispo de Angra durante a Eucaristia solene das Festas em Honra do Senhor Bom Jesus da Pedra, que decorrem em Vila Franca do Campo desde o passado dia 27.

Citando o Papa emérito Bento XVI, D. António de Sousa Braga diz que “ O vedadeiro cristão não é aquele, que, pensando só em si, obedece como escravo a um sistema de normas, mas sim aquele que chegou  à liberdade da simples bondade humana “ no “amor ao próximo, dando a vida por ele”.

E, isso, sublinha o prelado diocesano só se consegue “amando e deixando-se ser amado”.

D. António de Sousa Braga que desde quarta feira, dia 27, tem participado ativamente na reflexão proposta para estas festas religiosas, organizadas pela Santa Casa da Misericordia da antiga capital da ilha de São Miguel, refletiu uma vez mais sobre o mistério da paixão e a mensagem de esperança que a ele está associada.

“Jesus foi desafiado a descer da Cruz. Como fez tantos milagres, tinha o poder de descer da Cruz. Não o fez. Se o tivesse feito, teria revelado a omnipotência de Deus. Dando voluntária e solidariamente a vida, revelou o Rosto de Deus, como Amor gratuito e solidário” diz o prelado diocesano sublinhando esta entrega solidária para “salvação” da humanidade.

A eucaristia que decorreu na igreja Matriz de Vila Franca do Campo foi o penúltimo ato religioso destas festas, que prosseguem esta tarde com a procissão solene e a despedida da imagem do Senhor da Pedra, que reentrará na Igreja da Misericórdia.

As Festas em honra do Senhor Bom Jesus da Pedra constituem  um dos eventos religiosos de verão mais significativo, que faz convergir o maior número de fieis para o concelho de Vila Franca do Campo, na costa sul da ilha de São Miguel.

“Que podemos Jesus sem o vosso amor?” foi o lema que deu mote à edição deste ano que termina segunda feira com a realização de um cortejo de oferendas, seguido de um desfile de carros alegóricos pelas principais ruas da Ribeira Seca e de Vila Franca do Campo.

Scroll to Top