Paróquia de Nossa Senhora de Fátima celebra 10º aniversário da construção da sua Igreja

Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Lajedo, foi um projecto do arquitecto Luís Francisco Gomes de Meneses

Nos próximos dias 12 e 13, a mais jovem paróquia da diocese de Angra- Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Lajedo, em Ponta Delgada- celebra a Festa da sua Padroeira, Nossa Senhora de Fátima e, ao mesmo tempo, o 10ºAniversário da Inauguração e Dedicação da sua Igreja.

Numa nota enviada ao Igreja Açores o pároco, Pe. Norberto Brum, sublinha que passados seis anos da criação da paróquia “urge continuar a desenvolver o sentido de Comunidade e de pertença à Igreja”.

“Mais que o sentido e vivência de Paróquia, enquanto território geográfico, sentimos o desafio de sermos uma Comunidade Cristã, uma Comunidade aberta, que acolhe e abraça, que serve e faz caminho, em Igreja, uma Comunidade atenta aos sinais dos tempos e às necessidades de todos e de cada um, uma Comunidade fraterna e solícita, de verdadeiros discípulos de Jesus, uma Comunidade evangelizada para evangelizar, em comunhão missionária”, refere o sacerdote que está à frente da paróquia há dois anos.

“A Comunidade Cristã de Nossa Senhora de Fátima tem vindo a crescer progressivamente ao longo dos 10 anos da sua Igreja, dotando-se das estruturas pastorais que se julgam necessárias de forma a dar resposta aos desafios do nosso tempo e a corresponder às exigências da missão da Igreja” refere ainda o Pe. Norberto Brum.

“O caminho faz-se caminhando e, queremos continuar a caminhar, lado a lado com todos os que constituem esta Comunidade, atentos às realidades humanas e sociais desta porção do Povo de Deus, procurando dar respostas adequadas e concretas aos diversos anseios e necessidades do todo da Comunidade”, prossegue o sacerdote.

Foi a 12 de Maio de 2009, que Comunidade Cristã do Lajedo viu concretizado um sonho acalentado ao longo de várias décadas: a inauguração da sua Igreja, cuja dedicação foi feita simbolicamente a 13 de maio por D. António de Sousa Braga, então bispo de Angra.

Para assinalar esta efeméride, a Comunidade Cristã de Nossa Senhora de Fátima tem vindo a desenvolver, ao longo deste ano, diversas iniciativas, tendo como tema celebrativo “10 anos: Do Templo à Comunidade”, procurando, desta forma desenvolver e fazer crescer um verdadeiro espírito de Comunidade – Povo de Deus, em Igreja.

“Integrados numa Diocese, Ouvidoria e Zona Pastoral, sentimo-nos como “Comunidade de acolhimento”, dado que muitos dos que procuram esta Comunidade não são “residentes”, e esta realidade é verdadeiramente desafiante, contudo, de forma alguma, podemos esquecer aqueles que são, a “territorialidade” da Paróquia: acolhemos todos não esquecendo os “nossos” e é para estes, em primeiro lugar, o desafio de sermos mais Comunidade, mais Igreja”, conclui a nota do Pe. Norberto Brum.

No próximo dia 10, às 21h00, terá lugar o concerto comemorativo do aniversário da Igreja com o Coral de São José. No dia 11, às 15h00, haverá a Caminhada da família e às 19h00 a Missa Vespertina com a bênção das famílias. No dia 12, dezenas de crianças celebrarão a Primeira Comunhão e às 17h00 serão descerradas duas placas toponímicas de homenagem ao sacerdote que liderou a construção da Igreja quando ainda pertencia a São José- o Cónego José Garcia- e ao primeiro pároco desta paróquia, o Pe. João Luciano Rodrigues. Às 20h00 será celebrada uma missa seguida de Procissão das Velas. Na segunda feira, dia 13 de maio, a Eucaristia será às 14h00 e contará com a participação das IPPSS´s de São Miguel e às 20h00 terá lugar a Missa da festa com a Consagração de toda a comunidade a Nossa Senhora de Fátima.

“Mais Comunidade para uma melhor Igreja” foi o desafio proposto e que, todos, em comunhão missionária, temos vindo a viver, particularmente nas diversas instâncias e organismos pastorais da própria Comunidade.

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima é um templo moderno, cujo projeto de arquitetura foi desenhado pelo arquiteto Luís Francisco Gomes de Meneses e foi construída graças a uma conjugação de esforços que envolveu a comunidade paroquial de São José, ( paróquia a que pertencia a primitiva ermida de Fátima) Diocese de Angra e Câmara de Ponta Delgada.

 

 

Scroll to Top