A eucaristia de ação de graças realiza-se este domingo na igreja de Nossa Senhora do Livramento às 11h00.
O Rancho de Romeiros do Livramento é este ano o anfitrião do Dia do Romeiro que se comemora este domingo, dia da mãe, na paróquia do Livramento, ouvidoria da Lagoa, na ilha de São Miguel, a partir das 9h00.
O dia do Romeiro, que procura ser um momento de partilha e de convívio da “grande família” dos romeiros, conta com a presença de representantes de todos os ranchos pertencentes ao Movimento de Romeiros de São Miguel.
Este ano as celebrações são no Livramento e começam às 9h00 com o acolhimento. Seguem-se algumas intervenções por parte da organização e forças vivas da freguesia e, às 11h00, haverá uma Eucaristia de ação de graças na Igreja do Livramento.
Segue-se o almoço e um momento de testemunhos, onde os romeiros darão nota, na primeira pessoa, de vivências e de histórias de vida “aprendidas”, sobretudo, durante a romaria.
Do programa social deste dia, destacam-se as atuações do grupo de teatro Papel de Parede, Rancho Folclórico do Livramento e Irmãs Evangelinas.
O ano passado o dia do Romeiro, que coincidiu com o IV domingo de Páscoa foi celebrado da Ermida de Nossa Senhora do Pranto no Nordeste.
Recorde-se que o Movimento de Romeiros de São Miguel é um dos movimentos religiosos de inspiração cristã mais expressivos em termos quantitativos, pelo número de pessoas que envolve e é uma das mais importantes manifestações de religiosidade popular dos Açores.