Dia Mundial do Doente celebrado por toda a Igreja
A Igreja celebra hoje o XXVII Dia Mundial do Doente, com várias iniciativas previstas para esta segunda feira.
Na Mensagem para este dia, intitulada “Recebestes de graça, dai de graça” (Mt 10, 8), o Papa Francisco apela ao dom da entrega e ao fim de uma cultura do descarte.
O Santo Padre, na sua mensagem explica que o cuidado dos doentes “precisa de profissionalismo e ternura, de gestos gratuitos, imediatos e simples, como uma carícia, pelos quais fazemos sentir ao outro que nos é «querido»”.
“Contra a cultura do descarte e da indiferença, cumpre-me afirmar que se há de colocar o dom como paradigma capaz de desafiar o individualismo e a fragmentação social dos nossos dias, para promover novos vínculos e várias formas de cooperação humana entre povos e culturas”, afirma o Sumo Pontífice.
Francisco lembrou ainda que quando se nasce, “para viver tivemos necessidade dos cuidados dos nossos pais; de forma semelhante, em cada fase e etapa da vida, cada um de nós nunca conseguirá, de todo, ver-se livre da necessidade e da ajuda alheia, nunca conseguirá arrancar de si mesmo o limite da impotência face a alguém ou a alguma coisa”.
O Dia Mundial do Doente foi instituído a 11 de Fevereiro de 1992 pelo Papa João Paulo II e é celebrado com o intuito de apelar à humanidade para que seja promovido um serviço de maior atenção à pessoa doente.