Intercâmbio promovido pela ouvidoria da Horta realizou-se este fim de semana
Os grupos corais dos Mosteiros, da ilha de São Miguel e de Santa Catarina, da ilha do Faial, animaram este domingo a Eucaristia na Igreja Matriz do Santíssimo Salvador da Horta acompanhados pelo organista da Sé de Angra, Ruben Pereira, sob a direção do Pe Marco Luciano, Ouvidor da Horta e diretor artístico do Coral de Santa Catarina.
Os grupos corais de Santa Catarina e dos Mosteiros, da ilha de São Miguel, realizaram, durante este fim de semana, um intercâmbio na ilha do Faial tendo realizado um espetáculo conjunto na sexta feira intitulado Cantar os Açores, que teve lugar em Castelo Branco , no âmbito das comemorações dos 500 anos da freguesia.
O Grupo de Santa Catarina, anfitrião deste intercâmbio, foi fundado há sete anos, a 25 de Novembro de 2002.
Do seu reportório, destaca-se a Música Popular Açoriana e a Música Sacra.
O Coral de Santa Catarina-Instituição Musical, conta atualmente com 91 elementos, divididos por três valências: Coro, Orquestra e Grupo Coral Infantil.
A 20 de Dezembro de 2004, o Coral de Santa Catarina constituiu-se em Associação Cultural, propondo-se a ser um pólo de irradiação musical, tendo marcado presença já em vários eventos culturais no arquipélago.
É Organista titular do Coro, o Professor Volodymyr Samokhvalov e desde a sua fundação, tem como maestro – fundador o Pe. Marco Luciano.