Ouvidoria da Lagoa organiza cinco conferências sobre o documento conciliar Lumen Gentium 

As cinco sessões da Escola decorrem de forma descentralizada em toda a ouvidoria

Realiza-se no próximo dia 27 de fevereiro mais uma formação da Escola de Formação Cristã da Ouvidoria da Lagoa. Esta sessão, de entrada livre mas dirigida especialmente aos agentes de pastoral, juntará o ouvidor, Pe. João Furtado e os leigos Gabriela e António Canotilho, que falarão sobre “Os leigos e a vocação de todos à Santidade”.

No dia 6 de março é altura do Livramento receber a Escola de Formação Cristã de Ouvidoria sobre “Os religiosos e a índole escatológica da igreja peregrina e a sua união com a igreja celeste”, pelos padres David Quintal e Paulo Vieira, sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

A Escola deste ano terminará em Água de Pau, a 22 de maio, com uma conferência do Vigário Episcopal para a Formação, Cónego Ângelo Valadão, sobre a “Bem aventurada Virgem Mãe de Deus no mistério da Igreja”.

A Escola de Formação Cristã de Ouvidoria é uma iniciativa proposta pela Vigararia Episcopal para a Formação e o Instituto Católico de Cultura, em parceria com os serviços diocesanos e com cada uma das 16 ouvidorias da diocese. Tem como objetivo central formar o Povo de Deus munindo-os da formação espiritual e doutrinal sólida de forma a prepará-lo para a missão.

A Lumen Gentium (Luz dos Povos) é um dos textos mais importantes do Concílio Vaticano II, tendo sido discutido na segunda sessão, sendo depois promulgada pelo Papa São Paulo VI.

Esta constituição dogmática, refletindo basicamente sobre a constituição e a natureza da Igreja, reafirmou várias verdades eclesiológicas como a que defende que a Igreja ” é sacramento de Cristo e instrumento de união do homem com Deus, e da unidade de todo o género humano”. O documento declara que é necessário dar aos católicos “uma “consciência de Igreja” mais coerente, para que também se possam valorizar as relações com as outras  religiões e com o mundo moderno”.

 

Scroll to Top