Jovens dos Fenais da Vera Cruz fazem experiência em retiro envolvendo a família

Crismandos preparam-se para a celebração do sacramento do Crisma

Durante os dias 19, 20 e 21 de Outubro, na Paróquia de São Brás, cerca de 70 jovens da Ouvidoria estarão reunidos em Retiro por forma a se prepararem para a receção do Sacramento do Crisma.

É a primeira vez que a Ouvidoria faz esta experiência que resulta do feedback dado no Congresso de Jovens que se realizou em finais de Junho.

“É uma resposta a uma necessidade pastoral que foi levantada e debatida pelos próprios jovens que querem ver o seu caminho espiritual mais rico. Só se pode enriquecer através de uma vivência experiencial. O retiro é a fonte desta experiência que pode ser e será, certamente, única para todos eles”, salienta o Pe. Carlos Simas, ouvidor dos Fenais da Vera Cruz, numa nota enviada ao Igreja Açores.

Este retiro envolverá os sacerdotes da Ouvidoria, mas também contará com a participação da Pastoral Juvenil. Por outro lado, as famílias também estarão presentes na confeção das refeições e todos eles convidados a participar no encerramento do Retiro que terá lugar na Igreja de São Brás, no domingo dia 21, pelas 14h30, com a Celebração do Envio.

“A envolvência de todas as comunidades é fundamental para a consciencialização de que não há igrejas individuais porque a salvação também não se dá em individualismos” refere o sacerdote.

“A Igreja é um todo:  quando um se alegra, todos se alegram, quando um fere todos ficam feridos. É a imagem do Corpo descrita em São Paulo. Comprometer as Comunidades na oração, os pais na elaboração das refeições e na oração pelos filhos e ainda o desafio de as famílias estarem presentes num momento fundamental e importante na vida dos seus filhos é, para nós, forma de nos comprometermos e de chamarmos ao compromisso em Igreja”, conclui o sacerdote na nota enviada ao Igreja Açores.

 

Scroll to Top