Promotores do Colégio de São Francisco na Terceira estranham declarações do Secretário da Educação

Direção prossegue consultas para iniciar atividade no próximo ano letivo.

O Presidente da Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores (ACDA), principal promotora do projeto educativo católico do Colégio de São Francisco, em Angra do Heroísmo, diz não compreender as declarações do Secretário Regional da Educação relativamente à suficiência de resposta da rede pública escolar quando foi o próprio governoque em Julho de 2013, publicitava o apoio ao ensino privado.

“O processo deste colégio iniciou-se nessa altura e foi em resposta a essa publicidade e à capacidade de oferecer um ensino com o carisma do Colégio de São Tomás de Lisboa que se iniciou o processo de criação de um colégio no Pico da Urze”, diz Tomaz Dentinho numa nota a que o Portal da Diocese teve acesso esta segunda feira.

“Não cumpre aos promotores do colégio a discussão política da decisão que venha a ser tomada quando for solicitada formalmente no seguimento do processo de pré-inscrições que está a decorrer”, acrescenta o Presidente da ACDA, acrescentando que, quando o processo estiver concluído “as autoridades regionais terão toda a informação para analisar o processo no seu todo e decidir para o bem dos açorianos”.

Recordo que na semana passada Luíz Fagundes Duarte em declarações públicas afirmava que a oferta formativa da rede pública satisfazia as necessidades da região, não se perspetivando apoios a qualquer outra iniciativa privada.

Entretanto a diretora do Colégio de São Francisco, Marta Barcelos esteve em Lisboa, de visita ao Colégio de São Tomás (parceiro do projeto açoriano) para uma série de reuniões de trabalho, com professores do ensino básico e secundário, dos Departamentos de Português, Filosofia e Matemática e ainda com o Professor Tiago Bianchi, diretor responsável pelo ensino secundário no Colégio de São Tomás. No segundo dia houve lugar para uma sessão de trabalho com os Departamentos de Ciências Exatas, Inglês, Alemão e Latim, bem como uma sessão de trabalho com o Professor Bruno Silva, diretor responsável pelo 3ºCiclo.

Estas sessões terminaram com a reunião de elementos do Colégio ligados às áreas de Educação Física, Artes e Religião.

 

A Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores vai promover uma sessão de apresentação da Direção do Colégio aos pais, no dia 16 de Abril, na Capela do Centro Juvenil da Penha de França, freguesia de São Pedro, cidade de Angra do Heroísmo.

A sessão terá início pelas 17h30, com uma missa seguida da apresentação do Colégio aos pais dos futuros alunos e contará com a presença da Direção do Colégio (Marta Dias Barcelos, Alexandre Mena e Silva, Carla Saldanha e Paula Quadros), assim como do núcleo de professores e membros apoiantes do Colégio, permitindo aos pais interagir com os responsáveis do projeto.

Serão apresentadas informações relativamente ao funcionamento do Colégio, no que respeita a custos, horários, atividades extra curriculares, refeições, integração dos alunos, vertente social do projeto, entre outros assuntos.

Está igualmente agendada uma sessão de trabalhos esta terça feira, entre os membros da Direção do Colégio de São Francisco e a Direção do Colégio de Santa Clara.

Scroll to Top