Iniciativa inédita reúne mais de cem vozes acompanhadas ao piano por Ana Paula Andrade
A missa campal das festas do Senhor Santo Cristo, no domingo, que será presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, será cantada por um coro de mais de cem vozes adolescentes e jovens, numa iniciativa que conta com a especial organização do Conservatório Regional de Ponta Delgada, dirigido por Ana Paula Andrade.
A informação avançada ao Igreja Açores pelo reitor do Santuário sublinha que se trata de uma “opção inevitável” e inserida no contexto que a igreja vive atualmente: um congresso diocesano, agendado para São Miguel em junho e o Sínodo dos Bispos sobre a Juventude.
“Fazia todo o sentido esta opção” diz o Cónego Adriano Borges que destaca o envolvimento do Conservatório e espera que este momento seja vivido de uma forma intensa por todos, locais, peregrinos e os que acompanham as festas através dos órgãos de comunicação social ou do próprio site do Santuário, que irá fazer uma cobertura total destas festas.
A RTP Açores e a RTP Internacional irão transmitir o inicio das festas, com a inauguração da iluminação do Recinto, na noite de sexta feira; procissão da Mudança da Imagem, no Sábado às 16h00, e Missa Campal e Procissão Solene, no domingo.
As festas serão celebradas em harmonia com as do Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, que se realizam a 6 de agosto, tendo como tema comum “Há mais alegria em dar do que em receber” (ATOS 20:35), num esforço dos dois santuários em desenvolver uma pastoral conjunta.
As festas do Santo Cristo, que têm mais de três séculos de existência, atraem anualmente a Ponta Delgada milhares de peregrinos, oriundos de todas as ilhas do arquipélago e de vários pontos do país, mas também das comunidades de emigrantes espalhadas pelo mundo.