Cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir à festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Celebrações com «mais de três séculos» decorrem entre 4 e 10 de maio, sendo esperados mais de 2 mil emigrantes da diáspora

O cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir às festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, entre 4 e 10 de maio, na ilha de São Miguel, Açores., que têm como tema ‘Há mais alegria em dar do que em receber’.

Um dos momentos mais celebrados da festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres é a procissão com a imagem ‘Ecce Homo’ pelas ruas de Ponta Delgada, no domingo (6 de maio, em 2018), que já se realiza desde 1700.

A imagem com mais de 400 anos foi oferecida às freiras Clarissas pelo Papa Paulo III e durante o ano inteiro está no Convento da Esperança saindo apenas no quinto fim de semana a seguir à Páscoa.

Do programa celebrativo, entre 4 e 10 de maio, destaca-se também a procissão da mudança da imagem do Santo Cristo do Convento da Esperança para uma igreja anexa, num trajeto à volta do Campo de São Francisco.

Arraiais, concertos e arrematações também fazem parte das festas e logo no primeiro dia vão ser inauguradas as obras de restauro e conservação do Coro Baixo do Convento da Esperança.

As obras, no valor de 400 mil euros resultaram, de um protocolo entre o santuário e a autarquia de Ponta Delgada, que as financia, posteriormente vai ser intervencionado o Coro Alto, os quartos do convento, para acolher peregrinos, e ainda construído um núcleo museológico.

As festas do Santo Cristo atraem, anualmente, milhares de peregrinos a Ponta Delgada. Este ano são esperados mais de 2 mil peregrinos emigrantes, vindos da diáspora, sobretudo Estados Unidos e Canadá.

A imagem venerada é uma representação em madeira da Paixão de Cristo onde Jesus está com as mãos amarradas sobre o tronco, uma coroa de espinhos na cabeça e com a capa e o cetro que, segundo os Evangelhos, os soldados romanos lhe deram depois de o flagelarem.

Este ano estas festas têm a particularidade de estar em comunhão temática com as do Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, que se realizam a 6 de agosto e que têm como presidente o bispo auxiliar do Porto, D. Nuno Almeida.

Para os reitores dos dois santuários “este é um começo de parceria” de forma a “desenvolver uma pastoral de conjunto entre os santuários açorianos”.

 

Programa 2018

 

Sábado, dia 28 de Abril:

08:00 – Recepção das ofertas de gado junto ao redondel de leilões da Associação

Agrícola de São Miguel, Santana, em Rabo de Peixe (gentilmente cedido)

10:00 – Início da arrematação das ofertas de gado nas instalações da Associação

Agrícola de São Miguel

Terça -feira, dia 1 de Maio:

18:00 – Tríduo Preparatório, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com pregação Padre João António das Neves, Vigário Episcopal

Quarta-feira, dia 2 de Maio:

18:00 – Tríduo Preparatório, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com pregação Padre João António das Neves, Vigário Episcopal

Quinta-feira, dia 3 de Maio:

11:00 – Conferência de Imprensa (Apresentação da Capa)

18:00 – Tríduo Preparatório, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com pregação Padre João António das Neves, Vigário Episcopal

Sexta-feira, dia 4 de Maio:

08:00 – Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres presidida pelo Cónego Ângelo Valadão, Vigário Episcopal

09:00 – Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, presidida pelo D. António Sousa Braga, Bispo Emérito de Angra

11:00 – Missa Destinada aos Doentes(Igreja São José)-presidida pelo Bispo de Angra e Ilhas dos Açores D. João Lavrador. Após a Missa visita ao Santuário da Esperança, onde se encontra a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

21:00 – Inauguração da iluminação decorativa da fachada do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres e do Campo de São Francisco, com execução do Hino do Senhor Santo Cristo, pela Banda do Triunfo, seguida de desfile da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada

Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres

21:30/00:30 – Arraial e concerto Pela Banda Triunfo.

Sábado, dia 5 de Maio:

08.00 – Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com a participação de um Coro de Romeiros da Ilha de S. Miguel, presidida pelo Padre Nuno Maiato

09:00 – Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, por alma de todos os beneméritos da Irmandade, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente.

16:20 – Organização do cortejo da Mudança (o Provedor da Irmandade bate à “Porta Regral”)

16:30 – Mudança da Imagem do Convento da Esperança para o Santuário, passando em frente à Guarda de Honra prestada por uma companhia do Exército e Banda da Zona Militar dos Açores (16h45), com salva por uma corveta da Marinha e sobrevoo por uma aeronave da Força Aérea. (O percurso da Mudança da Imagem far-se-á no sentido dos últimos anos: arruamentos N-S, E-W, S-N e W-E do Campo de S. Francisco).

18:00 – Antes da Recolha da Imagem, Sermão pelo Vigário Geral da Diocese Cónego Hélder da Fonseca.

18:30 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres

21:00/22:30 – Arraial e concerto ( Lira das Sete Cidades)

23:00 – Espectáculo de fogo-de-artifício a partir do Forte de São Brás

23.15/00.30 – Concerto (Fundação Brasileira)

Domingo, dia 6 de Maio:

00:00 – Mudança da Imagem para a Igreja de São José, seguida de missa presidida

Pároco de São José, Padre Duarte Melo.

Após a Missa segue-se o Inicio da Vigilia em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres pelo Padre Norberto Brum

06:00 – Alvorada com salva de morteiros

Missa dos Peregrinos presidida pelo Padre Davide Barcelos.

09:15 – Saída da Imagem da Igreja de São José para o adro do Santuário

09:30 – Solene Concelebração Eucarística, no Adro do Santuário, com a presença da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

15:30 – Saída do Guião da Procissão que percorrerá o trajeto habitual

16:30 – Saída da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres

22:00 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres

22:00/00:30 – Arraial e concerto (Filarmónica Aliança dos Prazeres)

 

Segunda-feira, dia 7 de Maio (feriado municipal):

11:00 – Concelebração Eucarística aplicada pelas intenções da Mesa da Irmandade e seus colaboradores, Presidida pelo D. João Lavrador.

12:30 – Homenagem da Polícia de Segurança Pública, dos Bombeiros Voluntários, dos táxis da Associação dos Táxis de S. Miguel e Santa Maria e dos Motociclistas de S. Miguel com desfile diante do Convento da Esperança.

14:30 – Arrematação de ofertas e pequenos animais domésticos no adro do Santuário

15:00 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres

15:00/19:00 – Cantigas ao desafio e desgarradas (Associação dos Cantadores ao Desafio dos Açores)

20:00/21.00 – Actuação do Grupo Bora Lá Tocar

21.30/23:00 – Arraial e concerto (Banda Nossa Senhora dos Remédios)

Terça-feira, dia 8 de Maio:

21.00/24.00 – Bazar, Arraial Concerto (Violas da Terra)(21:30 às 23:00)

Quarta-feira, dia 9 de Maio:

21.00/24:00 – Bazar, Arraial Concerto (Filhos da Terra-Ribeira Chã) (21:30 às 23:00)

Quinta-feira, dia 10 de Maio:

17:00 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres

18:00 – Encerramento das festas religiosas do Senhor Santo Cristo dos Milagres – Solene Concelebração em honra da Madre Teresa da Anunciada, presidida pelo Reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges.

21:30/24:00 – Arraial e concerto de encerramento das Festas de 2018 pela Banda da Zona Militar dos Açores

Scroll to Top