63 irmãos participaram na iniciativa patrocinada pelos professores de Educação Moral e Religiosa Católica e de Música.
63 irmãos participaram este sábado na Romaria Quaresmal da Escola Secundária da Ribeira Grande, organizada pelos docentes de Educação Moral e religiosa Católica, Pe. Vítor Medeiros e Eulália Brum e de Música Cristina Ventura, informa uma nota da Ouvidoria da Ribeira Grande a que o Portal da Diocese teve acesso este domingo.
A romaria, que se insere no âmbito das romarias quaresmais promovidas pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar na ilha de São Miguel, contou com a participação de alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade, professores, funcionários, familiares dos alunos e irmãos romeiros da Conceição de R. Grande.
O encontro dos “romeiros” ocorreu às 7h30 na Igreja Matriz da Ribeira Grande, e começou com a explicação dos vários elementos de um traje de romeiro- Xaile, lenço, saco, terço e bordão- , seguindo-se a celebração da missa.
A romaria partiu depois para as ermidas de Santa Luzia e Santo André da Matriz da R. Grande, parou na Igreja Paroquial da Ribeirinha e na ermida das Gramas, onde se fez a primeira paragem para um pequeno lanche.
A romaria prosseguiu em direção ao cemitério de N. Sra da Estrela, ermida de Mãe de Deus, na Ribeira Seca e depois, voltou a parar na Igreja Paroquial de Santa Bárbara onde foi oferecido um almoço.
No regresso à Ribeira Grande, houve ainda tempo para parar na Igreja Paroquial da Ribeira Seca, Igreja dos Frades, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja dos Passos e reentrou na Matriz da Ribeira Grande.
- Romaria escolar na Ribeira Grande
A oração final foi animada pela Comunidade Obra de Maria.