Ouvidoria organizou retiro espiritual este fim de semana.
O clero da Ouvidoria da Ribeira Grande esteve reunido em retiro este sábado, sob a orientação de Monsenhor Augusto Cabral, Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, informa uma nota da ouvidoria da cidade norte a que o Portal da Diocese teve acesso este domingo.
O retiro espiritual, em plena Quaresma, teve como tema central “Seguir Cristo” e os textos bíblicos Lc 5, 1-11 – pesca milagrosa- e Jo 1, 35-42 -os primeiros discípulos “Mestre, onde moras? ”… “Vinde e vereis”-.
“A Palavra de Jesus torna-se mais real do que tudo o que parecia empiricamente seguro e real. A manhã da Galileia cuja frescura se pode respirar na descrição da pesca milagrosa torna-se imagem da nova manhã do Evangelho depois da noite das nossas desilusões” adianta a nota da Ouvidoria.
Na segunda meditação, Monsenhor Augusto Cabral, lembra que “ ir e seguir Jesus conduz à visão, tal como nos indica o salmo 34 “saboreia e vede” e sobre a morada de Jesus -o homem mora na santidade de Deus”.
No essencial as reflexões propostas durante o retiro apontam para a ideia da pesca, não no sentido literal, mas na medida em que os cristãos devem permanentemente lançar a rede do Evangelho, assumindo-se como discípulos de Cristo.
“Como todo o povo de Deus, também os sacerdotes e religiosos sentem a necessidade de deserto nestas culturas atuais com o pedido “converte-nos Deus nosso Salvador”, conclui a nota informativa da Ouvidoria da Ribeira Grande.