Irmandade do Senhor dos Passos promove solenidades

Ribeira Grande recebe de 22 a 24 de março Solenidade de Passos presidida pelo Bispo de Angra.

A Irmandade do Senhor dos Passos da Cidade da Ribeira Grande promove a partir do próximo dia 22 até ao dia 24 de março a Solenidade de Passos, que contará com a presença do Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, segundo informa uma nota da Mesa Administrativa da Irmandade a que o Portal da Diocese teve acesso este domingo.

 

No dia 22 de março -sábado – realiza-se a Missa solenizada, pelas 20HOO, na Igreja do Senhor dos Passos, seguindo-se a mudança de Nossa Senhora da Soledade, para o Passo do Adro das Freiras.

 

No dia 23 de março –domingo-  Missa Solene, pelas 12h00, na Igreja do Senhor dos Passos, com Sermão do Pretório. Nesse mesmo dia, pelas 16 horas, saída da procissão com a imagem do Senhor dos Passos e com a presença do Prelado Diocesano, D. António de Sousa Braga.

 

Recolhida a Procissão, haverá na Igreja Matriz, missa com o sermão do Calvário.

 

No dia 24 de março -segunda-feira- missa Solenizada na Igreja Matriz pelas 20 horas, seguindo-se a mudança de Nossa Senhora da Soledade para a sua Igreja em cortejo processional.

 

A organização destas solenidades está a cargo da Mesa Administrativa da Irmandade do Senhor dos Passos, composta por IIdeberto Piques Garcia , Armindo da Rocha Estrela, Carlos Pacheco dos Santos, Manuel Tavares, Álvaro Morgado Raposo, António Tavares da Ponte e José Carlos Amaral Raposo. O assistente Espiritual é o  Pe. Manuel da Silva Galvão.

 

A solenidade do Senhor dos Passos celebra-se no terceiro domingo da Quaresma e é uma invocação de Jesus Cristo que relembra o trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até ao sepulcro, depois ter sido crucificado no Calvário.

 

A história desta invocação remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.

 

No século XVI fixaram-se 14 momentos principais deste trajeto, as estações ou os passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra : Jesus é condenado à morte, Jesus carrega a cruz às costas, Jesus cai pela primeira vez, Jesus encontra a sua Mãe, Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz, Verónica limpa o rosto de Jesus, Jesus cai pela segunda vez,  Jesus encontra as mulheres de Jerusalém, Terceira queda de Jesus, Jesus é despojado das  suas vestes,  Jesus é crucificado na cruz, Morte de Jesus na cruz, Descida do corpo de Jesus da cruz e Jesus é sepultado.

 

Nos Açores esta solenidade é assinalada em várias comunidades paroquiais.

Procissão do Senhor dos Passos na Ribeira Grande
Scroll to Top