Este domingo será o primeiro do Advento
A Igreja Católica assinala este domingo o início de um novo ano no seu calendário litúrgico, com o chamado tempo do Advento, compreendendo os quatro domingos anteriores ao Natal.
As manifestações do Advento, palavra de origem latina que significa “vinda” ou “chegada”, expressam-se na coroa de ramos verdes com quatro velas, que se acendem aos domingos, bem como na armação do presépio, entre outras práticas.
As três primeiras semanas, que recordam especialmente a segunda vinda de Cristo à Terra, tornam o Advento num tempo penitencial marcado pelo convite à vigilância, arrependimento e reconciliação com Deus.
A partir de 17 de dezembro a liturgia adventícia, pautada pela cor roxa, acentua a festa do nascimento de Jesus, o Natal, que os católicos assinalam a 25 de dezembro.
As leituras bíblicas proclamadas nas missas evidenciam as figuras bíblicas do profeta Isaías, de João Batista, precursor de Cristo, e de Maria, mãe de Jesus.
Este tempo litúrgico é particularmente vivido nos Açores com as famílias e os poderes públicos a sublinhar a importância do Natal com caminhadas e iniciativas diversas que fazem deste período um tempo diferente.
Na diocese de Angra destaque para duas iniciativas da igreja particularmente interessantes e originais que têm os jovens e a família como centro da atenção.
O Serviço Diocesano da Catequese e Evangelização propõe às famílias a criação de um “santuário doméstico” que no fundo não é mais do que um local de encontro dentro de casa onde, pelo menos uma vez por semana, se reúne a família para rezar em conjunto a partir das leituras do Advento, Natal até à Epifania do Senhor.
Por outro lado, o Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral da Juventude da diocese de Angra irá realizar, a 08 de Dezembro, na baixa de Ponta Delgada, entre as 20h00 e as 00h00, a quarta edição da iniciativa “Jesus na Cidade”. Os jovens dos vários grupos de São Miguel são desafiados a participar numa animação de rua na qual dão testemunho da sua fé.
O bispo de Angra presidirá às celebrações de Natal na Catedral, o que acontecerá pela primeira vez desde que é bispo titular da diocese. Há dois anos como coadjutor D. João Lavrador presidiu às celebrações em Ponta Delgada e no ano passado na Horta.
(Com Ecclesia)