A festa central da Legião é celebrada nas Capelas no próximo domingo.
O Movimento Legião de Maria celebra no próximo domingo a Solenidade da Ácies, na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, nas Capelas, a partir das 14h30, segundo informa uma nota informativa do Movimento, em São Miguel, a que o Portal da Diocese teve acesso esta sexta feira.
Este ano, a Ácies será em cada um dos Conselhos Legionários (Comitium e Curiae), contrariamente ao que aconteceu no ano passado, em que se celebrou os 40 anos da presença celebrada do Movimento nos Açores e reuniram-se 370 legionários na ilha de São Miguel.
Nesta cerimónia participarão 13 Praesidia filiados – Capelas, Fajã de Cima, Matriz Ponta Delgada, S.José, Santa Clara, Ginetes, Covoada, Candelária, Milagres, Matriz do Nordeste, Fazenda, Matriz da Povoação-.
Participa, também, a Cúria Juvenil com 7 Praesidia- Santa Cruz, Água de Pau, S.Roque, Pico da Pedra, Rabo de Peixe, Milagres e Matriz da Ribeira Grande.
A Cúria de Água d’ Alto celebra no dia próximo dia 23 em Ponta Garça; a Cúria de S. Pedro (Ponta Delgada) a 30 em S. Roque e a Cúria da Ribeira Grande a 6 de Abril, no Mosteiro das Clarissas.
No dia litúrgico da Anunciação a Nossa Senhora, ou na proximidade desta Festa, os legionários do mundo inteiro reúnem-se para celebrar a Ácies, vocábulo latino que significa “um exército em ordem de batalha”.
“É a grande Solenidade do ano”- a festa central da Legião- “na qual individual e coletivamente os legionários renovam a sua consagração a Maria, para que imitando-a no seu Fiat ao projeto de Deus, na sua profunda humildade e na docilidade ao Espírito Santo, sejam fortalecidos no compromisso de servir a Igreja com fidelidade ao carisma da Legião – Com Maria dar Jesus ao mundo”, adianta a nota informativa.
Fundada a 7 de Setembro de 1921 por Frank Duff e um grupo de jovens, em Dublin, Irlanda, a Legião de Maria é uma organização de leigos, cujo objectivo é «a glória de Deus, por meio da santificação pessoal dos seus membros, pela oração e cooperação activa, sob a orientação da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja».
Os legionários “assumem-se” como o “elo que liga os Pastores ao seu rebanho, facilita-lhes o trabalho e permite-lhes um contacto pessoal e contínuo com os fiéis. Trabalha a nível local sob a orientação dos Párocos”.
É um Movimento de Evangelização ao serviço da Igreja, cuja espiritualidade assenta na Doutrina do Corpo Místico e na Maternidade de Maria.
Os primeiros legionários de Maria chegaram aos Açores há 41 anos.