A receita do buffet de sopas reverte a favor do projeto que ajuda no combate à pobreza e exclusão social na freguesia de São José.
O Plano São Lucas – Plano Integrado de Resposta à Pobreza de São José, em parceria com os restantes movimentos da Paróquia de São José, na cidade de Ponta Delgada, realiza amanhã, dia 15 de março, um “Buffet de Sopas” que terá lugar no Salão de São José, a partir das 18h30.
Este evento visa a angariação de fundos para auxiliar o Projeto São Lucas no apoio às famílias com dificuldades socioeconómicas, segundo uma nota divulgada pelos promotores da iniciativa a que o Portal da Diocese teve acesso esta quinta feira..
Durante o evento, que visa, também, promover o convívio entre os que se juntarem a este projeto solidário, haverá ainda a venda de outras iguarias.
A entrada é gratuita para crianças até aos 6 anos de idade.
O projeto São Lucas nasceu a 18 de Outubro de 2011, dia de São Lucas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de idosos, das crianças e das famílias em situação de desvantagem económica e social, residentes na Paróquia de São José.
Atualmente, São Lucas integra como principais entidades gestoras o Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José e a Conferência Vicentina de São José, sendo entidades parceiras fundamentais para o desenvolvimento do mesmo, a Junta de Freguesia de São José, o Banco Alimentar contra a Fome, o Instituto Bom Pastor e o ISSA, entre outras entidades e empresas que pontualmente colaboram.
O projeto abarca diferentes vertentes desde a sinalização da família carenciada, o seu encaminhamento para as entidades competentes, o acompanhamento das famílias por voluntários, entre outros.
No âmbito do projeto há iniciativas paralelas como por exemplo, a horta comunitária e a formação “100% família”, em parceria com o Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica, onde se estimulam competências e práticas parentais e de harmonia conjugal.
Além do apoio a famílias carenciadas, o projeto tem investido no desenvolvimento de competências por forma a autonomizar estas pessoas de uma forma progressiva.
O Plano São Lucas apoia mensalmente 120 pessoas, nomeadamente 40 agregados familiares e 8 pessoas idosas.