Governo declara dia de luto nacional nesta sexta-feira pela morte do cardeal D. José Policarpo

Decisão aprovada em Conselho de Ministros.

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros um dia de luto nacional pela morte do cardeal D. José Policarpo, que será cumprido na sexta-feira.

 

“O Governo declarou luto nacional no dia 14 de março como expressão de pesar pelo falecimento de Sua Excelência o Cardeal D. José Policarpo, Patriarca Emérito de Lisboa”, refere o comunicado emitido no final da reunião do Conselho de Ministros.

 

O cardeal, também antigo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, faleceu esta quarta-feira, aos 78 anos, na sequência de um problema cardíaco.

 

D. José da Cruz Policarpo nasceu a 26 de fevereiro de 1936 em Alvorninha, Caldas da Rainha, território do Distrito de Leiria e do Patriarcado de Lisboa.

 

Padre desde 15 de agosto de 1961, foi ordenado bispo em 1978 (auxiliar de Lisboa), criado cardeal por João Paulo II em 2001 e participou em dois Conclaves: no de abril de 2005 que elegeu Bento XVI, e no de março de 2013, que acabou com a escolha do Papa Francisco.

 

O 16.º patriarca de Lisboa assumiu esta missão a 24 de março de 1998, após a morte de D. António Ribeiro, de quem era coadjutor desde março de 1997, sendo substituído por D. Manuel Clemente em maio de 2013.

 

O corpo do cardeal chegou hoje à Sé de Lisboa, pelas 15h00, permanecendo em câmara ardente até à Missa de exéquias, esta sexta-feira, às 16h00.

Scroll to Top