Instituição conta com três novas entradas
O Seminário Episcopal de Angra abre as portas ao novo ano letivo no dia 20 de setembro e conta com três novos alunos, oriundos da Terceira, São Jorge e São Miguel.
É a primeira vez em seis anos que a ilha Terceira, sede da Catedral Diocesana, dá ao Seminário um novo aluno. O único aluno da ilha que esteve no Seminário nos últimos anos foi o diácono Nelson Pereira que, no próximo dia 1 de novembro, será ordenado sacerdote.
O ano propedêutico contará assim com três novos alunos: Dinis Toledo (ilha Terceira); João Sousa (São Jorge) e Paulo Vasconcelos (São Miguel). Haverá ainda mais um aluno no pré seminário (a frequentar o 12º ano no ensino regular), que será acompanhado no seu discernimento espiritual pela equipa formadora.
Ao todo a comunidade educativa volta a contar com 20 alunos, um dos quais é finalista e deverá ser ordenado diácono a 8 de dezembro, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Nuno Fidalgo, natural das Furnas, deverá depois ser ordenado sacerdote no final do ano letivo.
A formação destes alunos “inclui as dimensões humana, intelectual, espiritual e pastoral. Segundo os critérios da Nova Ratio Fundamentalis, deverá ser única, integral, missionária e comunitária” refere a página do Seminário.
Deste modo, “os desafios que se colocam à formação de um sacerdote são imensos, mas desafiantes. Este projecto não seria possível sem a colaboração de toda a Diocese de Angra, e não só, especialmente daqueles que amam e acreditam nesta instituição” refere ainda a página on line do Seminário de Angra que sublinha que o principal desafio “é o encontro com o Senhor Jesus! Assim como os discípulos cresceram com o Mestre, assim também ousamos continuar este caminho de formação!”.
No dia 25 de Setembro, celebra-se a Missa votiva do Espírito Santo, presidida pelo Bispo de Angra, D. João Lavrador, com a tomada de posse da equipa formadora.
O reitor, cónego Hélder Miranda Alexandre, também professor de Direito Canónico; o vice-reitor, cónego Ricardo Henriques, professor de várias disciplinas, entre elas Sagrada Escritura; o diretor espiritual, cónego Gregório Rocha, professor de Teologia e o prefeito de estudos, Pe. José Júlio Rocha, professor de Teologia Moral (entre outras matérias), renovarão o seu compromisso por mais três anos.