Novena e pregações a cargo do Pe. Bruno Espínola
O concelho das Lajes, na ilha do Pico, vive este fim de semana as suas maiores festas- Nossa Senhora de Lourdes- a que as autoridades civis acrescentaram um conjunto de actividades culturais e desportivas, a que chamaram Semana dos Baleeiros, transformando estas festas nas maiores festas de verão da ilha do Pico.
Este ano as festividades serão presididas por um dos sacerdotes mais novos da diocese, o Padre Bruno Espínola, natural da Graciosa e atual pároco dos Ginetes e Sete Cidades, em São Miguel.
A novena preparatória começou no passado dia 18 e o sacerdote tem procurado lançar alguns desafios à comunidade a partir do Evangelho diário. De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores , “a partir da liturgia diária, o Pe Bruno Espínola tem desafiado as pessoas a pensarem no porquê da sua existência e do que estão a fazer neste mundo, do testemunho de vida cristã, sempre colocando a Virgem Maria como centro e modelo a seguir”.
Os primeiros três dias da novena decorreram na igreja de Nossa Senhora da Conceição, no antigo Convento dos Franciscanos, desta vila baleeira e no domingo não se realizou a Procissão de velas que estava programada, porque a chuva não deixou. A novena decorre agora na Igreja Matriz da Santíssima Trindade, que está a celebrar as suas Bodas de Ouro da inauguração e bênção.
Os dias grandes da festa serão no fim de semana. No sábado, às 11h30, realiza-se a procissão desde a igreja até ao Caneiro, com a procissão marítima.
No domingo a festa prossegue com a missa da Bênção dos doentes, ás 11h00; as 16h00 terá lugar a Missa solene concelebrada por grande parte do clero da ilha e outros sacerdotes convidados, seguindo-se a procissão pelas principais ruas com o já tradicional sermão.
A par do programa religioso haverá um conjunto de atividades culturais e recreativas associadas à Semana dos Baleleiros, uma das festas de verão mais emblemáticas dos Açores.
A Festa de Nossa Senhora de Lourdes é a mais importante do concelho das Lajes, do ponto de vista religioso, e uma das mais antigas dos Açores.