IX Semana Bíblica dos Açores convida ao fortalecimento da fé a partir do Evangelho de São João

Jornadas decorrem em três ilhas – Terceira, Pico e Faial, entre amanhã, dia 10 e 15 de março. Duas sessões ficam a cargo do Pe Mário Sousa, da diocese do Algarve.

As IX Jornadas Bíblicas dos Açores que abrangem as ilhas Terceira, Pico e Faial, realizam-se a partir de segunda feira e terão como tema o Evangelho de São João: Convite ao fortalecimento da Fé, sendo conferencista o biblista Mário de Sousa, pároco da Igreja Matriz de Portimão, no Algarve.

 

Mário de Sousa proferirá duas palestras no âmbito destas jornadas, nas quais abordará questões da fé: “Acreditar com e como o Discípulo Amado” e “Os encontros de Jesus: Uma provocação à fé do leitor”.

 

Na ilha Terceira as conferências terão lugar no Santuário da Serreta, nos dias 10 e 11 de Março. Na ilha do Pico as jornadas decorrerão nos dias 12 e 13 de Março, no Santuário do Senhor Bom Jesus. Na ilha do Faial, o espaço designado é o Salão da Igreja Matriz, na cidade da Horta, e têm lugar nos dias 14 e 15. Todas as conferências terão início às 20 horas e são abertas a todos os interessados.

 

Mário José Rodrigues de Sousa é formado em Teologia pelo Instituto Superior de Évora, presbítero da diocese de Faro, é licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e especializou-se em sagrada escritura no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, onde foi assistente de grego bíblico. É, ainda, doutorado em Teologia bíblica, assistente da associação cristã de empresários e gestores e diretor do centro de estudos para leigos do Algarve.

Atualmente, Mário de Sousa é pároco da Matriz de Portimão, diocese do Algarve e leciona Novo Testamento no Instituto Superior de Teologia de Évora.

 

É autor do livro ‘Os encontros de Jesus no evangelho de São João’, com a chancela Paulinas, no qual convida o leitor a “Mergulhar na beleza cristológica, espiritual e existencial d’Os Encontros de Jesus, no Evangelho de São João” como , forma de  aceder a uma série de diálogos do Senhor com personagens variadas, com quem Ele se cruza”.

 

O texto conduz-nos à verificação de que aqueles caminhos são também os nossos… e ainda à curiosa observação de que neles podemos encontrar as mesmas pegadas de Jesus.

 

A obra é composta por 11 exercícios de «lectio divina», para uso pessoal ou em grupo, a partir dos diálogos que Jesus estabelece com várias personagens no evangelho segundo São João.

 

«Lectio divina» é uma forma aprofundada de oração, a partir da leitura da Bíblia, que exige disponibilidade de tempo e de espírito, caracterizando-se por quatro etapas: leitura, meditação, oração e contemplação/aplicação à vida.

 

No passado mês de novembro, realizou-se na ilha de São Miguel a XIX Semana Bíblica Diocesana dos Açores: Palavra, Fé e Vida – Da palavra de Deus à fé dos homens, numa organização do Secretariado Bíblico de São Miguel, em colaboração com o Movimento de Dinamização Bíblica Nacional.

 

Foram então conferencistas Frei Bento Domingues, Frei Herculano Alves, Cipriano Pacheco, Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel e Ricardo Henriques, professor de Sagrada Escritura no Seminário Episcopal de Angra.

 

As IX Jornadas Bíblicas dos Açores são uma iniciativa da Diocese de Angra.

Scroll to Top