Iniciativa do Santuário pretende envolver todas as dioceses
O diretor do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil na diocese de Angra acaba de desafiar os grupos de jovens espalhados pela diocese insular a se organizarem e a participarem no Jubileu dos Jovens, que se realiza em Fátima nos dias 9 e 10 de setembro.
Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Santuário de Fátima para celebrar o centenário das aparições e aprofundar o conhecimento da mensagem de Fátima, através de uma proposta de espiritualidade para os jovens do século XXI.
“Sabemos que não é muito fácil a participação de jovens da nossa Diocese neste tipo de eventos dado os custos que tal acarreta, nomeadamente as deslocações, no entanto, e como é nosso dever, fazemos chegar a informação a todos”, afirma o diretor diocesano, Pe. Norberto Brum na missiva enviada a todas as paróquias e grupos de jovens.
Com o tema ‘O segredo da paz, o caminho do coração’, o JubJovem destina-se a um público entre os 16 e os 35 anos e é desenvolvido em parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, envolvendo todos os secretariados diocesanos e movimentos de juventude católicos.
Os músicos António Zambujo e Miguel Araújo vão estar presentes na atividade, mais propriamente no Festival da Paz, na noite de sábado, dia 9 de setembro.
“Em Fátima, há cem anos, a Virgem Maria mostrou o seu coração sem mancha e ofereceu-o como lugar de encontro e de passagem para o coração de Deus, magoado com o sofrimento do homem e ofendido pelo mal do mundo”, explica a organização numa nota enviada a todos os secretariados diocesanos e movimentos de juventude
O Jubileu dos Jovens do Centenário das Aparições propõe “uma experiência intensa de silêncio e oração” e “a celebração da gratidão”.
A atividade vai desenvolver-se entre 9 e 10 de setembro a partir de quatro etapas: Preparar a paz; o coração da paz; a paz do coração e a vivência da paz.
Após o acolhimento da parte da manhã, a tarde começa com diversas propostas de preparação dedicadas ao tema da paz e a abertura oficial do Jub Jovem é às 17h00, na Capelinha das Aparições.
Uma hora depois o convite é a “refletir sobre a relação entre Maria e a paz”, com a irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da causa de canonização da Irmã Lúcia, na Basílica da Santíssima Trindade.
Antes do Festival da Paz, os jovens são convidados a rezar o Rosário e a participar na procissão de velas, a partir das 21h30, na Capelinhas das Aparições.
O objetivo é uma “direta” e o programa continua durante a noite com uma “experiência forte de silêncio em caminho”, percorrendo as estações da Via-Sacra, nos Valinhos, para chegarem “à paz de coração”, novamente na Basílica da Santíssima Trindade, com uma reflexão sobre “a paz como dom e compromisso”.
Na manhã de domingo, dia 10 de setembro, os jovens vão reunir-se no Recinto de Oração do Santuário a partir das 10h00 para participar no terço, na Missa, no rito de envio do jubileu e na procissão do adeus.
A inscrição é gratuita mas obrigatória para que todos possam receber o kit JubJovem e deve ser feita nos secretariados diocesanos da pastoral juvenil até dia 31 de julho, informa o santuário.