Prelado presidiu à Vigília de Oração pelas Vocações que decorreu no Convento de São Boaventura, em Santa Cruz das Flores
O bispo de Angra, D. João Lavrador, convidou esta sexta-feira os jovens a proporcionarem no seu dia a dia o verdadeiro encontro com Jesus e a deixarem-se levar “até onde o amor os levar”, no âmbito da Vigília de Oração pelas Vocações que se realizou no Convento de São Boaventura e que celebrou, igualmente, a ordenação sacerdotal do Diácono Jacob Vasconcelos, 24 anos que se realizará este sábado na igreja de Santa Cruz, na ilha das Flores.
“Deixem que Jesus faça encontro convosco e deixem-se ir até onde o amor vos levar” afirmou D. João Lavrador lembrando que os jovens devem ser livres nas suas escolhas “arcando naturalmente com as consequências” que é “abraçarem uma vocação”.
“O medo pesa para o lado de quem não ama verdadeiramente” refere o prelado pois “quem ama e se entrega verdadeiramente ao amor de Deus será feliz”, acrescentou o prelado.
A partir da sua própria história de vida, D. João Lavrador lembrou que Jesus “quer ser alimento de todos e tocar a todos no ambiente e na circunstância em que cada um vive”.
“Deus manifesta-se e chama em cada um dos momentos das novas vidas e nós só temos uma opção que é a de correspondermos ao chamamento através de um compromisso duradoiro”, concluiu.
A Vigília de Oração pelas Vocações foi orientada por alunos do Seminário e contou com dois testemunhos mais emotivos de dois familiares do futuro sacerdote.
Logo no inicio houve, de resto, um momento muito emotivo com a entrega de uma bíblia. A Irmã Inês Vasconcelos ofereceu ao sobrinho, diácono Jacob Vasconcelos, a bíblia que tinha recebido do seu irmão quando professou os votos de religiosa. A Vigília prosseguiu com cânticos, oração e um momento de adoração. Terminou com um cântico final interpretado pelos alunos do Seminário Episcopal de Angra.
A ordenação de Jacob Vasconcelos realiza-se este sábado pelas 11h00 na igreja de Santa Cruz das Flores. O cortejo processional com o neo sacerdote formar-se-á no Convento de São Boaventura até à igreja.