Ação decorreu ontem e envolveu 80 jovens oriundos de toda a ilha
80 jovens, oriundos de vários grupos da ilha Terceira, participaram ontem na jornada “Caminhar com Maria”, uma iniciativa do serviço diocesano da pastoral juvenil na ilha para assinalar o final do ano pastoral.
Os jovens juntaram-se no porto de São Fernando e rumaram até à igreja paroquial de Porto Martins onde desenvolveram várias actividades marianas como a recitação do terço pelas ruas da paróquia.
A iniciativa contou com a presença do responsável pelo serviço pastoral, Pe. Hélder Miranda Alexandre e com o pároco da Vila Nova, Pe. Emanuel Valadão.
“Apesar de ser um dia de descanso e no meio das festividades dos Bodos da Trindade, o número é muito positivo” refere uma nota enviada pelo serviço ao Igreja Açores.
O tema escolhido “Caminhar com Maria”, vem ao encontro do programa diocesano e do centenário das Aparições de Fátima.
No final foi celebrada a Eucaristia na Igreja Paroquial. Na homilia, o Pe. Hélder Miranda Alexandre “agradeceu o empenho de todos os grupos e apelou a um maior testemunho”.
Recordou a história de alguns jovens que dizem viver “mais ou menos” o seu cristianismo, “com falta de entusiasmo” e, por isso, “assim como o Anjo é um enviado de Deus (celebrou-se a memória do Anjo de Portugal), também o jovem é um missionário, cada vez mais necessário nos meios onde se encontra”.
Esta caminhada encerrou as atividades pastorais da Pastoral Juvenil da Ilha Terceira, que teve como momento alto a “grandiosa” Jornada do Dia Mundial da Juventude, sem esquecer as formações, vigílias, momentos de oração, ações caritativas, momentos de festa e muitas outras iniciativas que marcaram a atividade dos mais de 30 grupos que marcam presença nesta Ilha.
“O balanço é francamente positivo. Mais do que nunca a Igreja precisa deste dinamismo, mas também é necessário que a juventude seja sempre mais acompanhada e formada, a nível local e paroquial” refere a nota.
Por isso, a Pastoral Juvenil da Ilha “compromete-se a utilizar os meios ao seu alcance para melhor escutar, acompanhar e formar os jovens cristãos desta Ilha, aproveitando o contexto da preparação do próximo Sínodo dos Bispos” conclui a nota.