Tem lugar esta sexta feira e envolve projecto de luta contra a pobreza
Seis funcionários de uma instituição bancária açoriana participam esta sexta feira numa iniciativa de voluntariado junto ao projecto de intervenção social “Terra de Pão”, uma iniciativa do Centro de Bem Estar Social de São José.
De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo Centro de Bem Estar Social de São José, estes voluntários irão desenvolver três ações: pintar um muro, mondar um terreno e iniciar a construção de estufas num terreno agrícola da instituição.
“Seremos voluntários por um dia, mas queremos que o nosso trabalho seja produtivo e faça a diferença”, destaca a nota do projecto de intervenção social citando um dos elementos que desempenhará o voluntariado esta sexta feira.
O Projeto “Terra de Pão” é o “braço direito” do Projeto São Lucas. Iniciado em 2013 , surge depois de um convite às famílias beneficiárias do Plano São Lucas, para que aceitassem um reencontro com a terra, numa espécie de representação de um dos alimentos essenciais mais antigos presentes em várias culturas do mundo.
“Subjacente está o alimento do corpo, mas também da espiritualidade que simboliza a vida, a renovação, a prosperidade e a humildade, premissas que se procurou incutir na vida destas famílias” refere a nota.
Atualmente são três as famílias que integram este projecto que permite uma agricultura de subsistência e todos os excedentes produzidos são vendidos a outras valências do Plano São Lucas, que em troca colabora com o fornecimento de sementes para o cultivo. Num espaço de 700 m2, que é cedido por um empresário, será assim levada a cabo esta iniciativa que reunirá “voluntários permanentes” e “voluntários por um dia”, sendo que a meio do dia haverá espaço para um almoço de confraternização.