Ex vocalista dos Madredeus Teresa Salgueiro e coro do Seminário de Angra interpretam Oratória
Na próxima quinta-feira, dia 18 de maio de 2017, Dia Internacional dos Museus, a Paróquia de Santa Cruz, Ouvidoria de Lagoa, na ilha de São Miguel, inaugurará a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa às 10h00.
Este espaço museológico, com peças datadas entre os finais do século XVI e o século XXI, terá como principal missão “estudar e preservar o património religioso e, através dele, promover a fé através da cultura, nomeadamente, através do património histórico-artístico presente, fazendo alusão à vida de Cristo e da sua Igreja”, refere uma nota enviada ao sítio Igreja Açores.
A organização do espaço museológico terá como base a “edificação existente”, adaptando-se às áreas anexas ao templo, onde constarão seis núcleos, agrupados de acordo com a tipologia do acervo e/ou temática: núcleo da imaginária, núcleo da ourivesaria, núcleo da cerâmica e azulejaria, núcleo processional, núcleo da paramentaria e núcleo da arte bonecreira. Este último núcleo apresenta uma coleção exclusiva sobre os principais acontecimentos da Vida de Cristo.
” O nosso principal objectivo é divulgar o espólio evangelizando” refere ao Igreja Açores o pároco, Pe. Nuno Maiato.
“Além da fruição artística podemos evangelizar através da arte”, precisa o sacerdote
No dia em que a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa abre ao público, e integrado no programa da sua inauguração estão previstas, entre as 11h00 e as 13h00, visitas guiadas ao espaço, seguindo-se pelas 21h00 uma Oratória intitulada “Cânticos da Tarde e da Manhã” pela cantora Teresa Salgueiro (ex-vocalista dos Madredeus), com a participação especial do Coro do Seminário Episcopal de Angra. Os bilhetes para a Oratória, com entrada gratuita, encontram-se esgotados desde a primeira semana.
A Coleção Visitável da Matriz de Lagoa funcionará de terça a sexta-feira das 10:00h às 13:30h e das 14:30h às 18:00h, ao sábado das 10:00h às 13:30h, e ao domingo e feriados encontra-se encerrado, com entrada gratuita.